Acessos

segunda-feira, 2 de julho de 2012

GARANTIDO ENCERRA O FESTIVAL FALANDO DA TRADIÇÃO DA AMAZÔNIA



Depois de 30 minutos de atraso por conta da interrupção do cabo de energia do som, o Garantido entrou na arena do Bumbódromo e falou da “Tradição da Amazônia”. O Boi do Povão, com garra, emoção e superação, encerrou o Festival Folclórico da Ilha Tupinambarana deste ano.

A festa da nação vermelha e branca começou ao som da toada “Festa do Povo Vermelho”. O Apresentador Israel Paulain disse que o espetáculo do Boi Encarnado é feito com garra, amor e muita emoção e pediu para que a tradição do Bumbá Encarnado reinasse na arena.

Amo do boi, Tony Medeiros, pediu para que o povo do Caprichoso levantasse para aplaudir o boi campeão, o Garantido. E disse ainda que a apresentação do Touro Negro tinha sido o pré-show e aque agora sim o show iria começar.

Israel falou sobre o Boi da Baixa do José e explicou o tema da noite aos jurados. A batucada explodiu com a toada “Meu Coração é Garantido”, interpretada pelo levantador, Sebastião Júnior, que arrepiou a galera.

 
O item 15, a Lenda Amazônica: “Yara – a sedutora das águas”, do artista Antonio Cansanção. Levou para a arena uma alegoria enorme com a Yara (metade mulher, metade peixe) índia guerreira que seduziu os pescadores. O Pajé, André Nascimento, apareceu para libertar os pescadores e em seguida, a cabocla mais bela do Garantido, a cunhã-poranga, Tatiane Barros evoluiu.

 
Sebastião Júnior, concorrendo ao item número dois, deu um show ao cantar e dançar com os coreógrafos na arena. Mas foi a toada “Apaixonado Coração” que transformou o bumbódromo em um grande rio vermelho, formado por torcedores encarnados, que explodiram de emoção nas arquibancadas.

A Celebração Folclórica: “Auto do Boi”, confeccionada pelo artista Amarildo Teixeira , apresentou na arena o lugar onde começou a brincadeira do Boi, com casa grande, homem branco, senzala dos escravos e a oca dos índios. Foi desta alegoria que surgiu a Porta-Estandarte, Raissa Barros, item cinco.

Da mesma alegoria, saiu a Sinhazinha da Fazenda, Ana Luisa Faria, da casa do colonizador direto para arena, onde apresentou todo o seu bailado e simpatia. De dentro de uma fogueira surge o boi Bumbá Garantido, que evolui com a vaqueirada, Sinhazinha e Porta-Estandarte.
 
Fonte: http://www.parintins.am.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário