Ontem (7), foi comemorado o feriado de Corpus Christi, uma festa instituída desde o ano de 1264, que para os cristãos celebra não somente a presença de Jesus Cristo na Eucaristia, mas também a presença Dele no dia-a-dia das pessoas que acreditam na sua mensagem de amor e de esperança.
Jesus, na sua época, não se conformava com as injustiças e com as várias formas de discriminação, defendendo as mulheres, as crianças e os mais pobres, e denunciava toda e qualquer forma de exploração dos mais necessitados.
Injustiças e discrimações ainda são palavras recorrentes nos dias de hoje, inclusive, na nossa cidade. Os trabalhadores são humilhados, quando utilizam um transporte coletivo de péssima qualidade; como ainda as crianças, quando não têm escola de qualidade e parte delas sofre com todos os tipos de violência; e os jovens, quando não têm perspectivas de futuro, como qualificação profissional, trabalho e lazer. O poder público, mesmo com tantos recursos, não garante esses direitos aos cidadãos.
Certamente, Jesus Cristo não aceita que milhares de famílias de Manaus não tenham onde morar dignamente; que um terço da população não tenha água, um bem tão precioso para a vida; que o atendimento da saúde pública seja tão precário e desumano; que as pessoas vivam aterrorizadas pela falta de segurança e que o dinheiro público seja tão mal utilizado. Jesus é vida e fonte de justiça e espera que todos nós lutemos por isso, enquanto cidadãos e cristãos.
A celebração de Corpus Christi era considerado por muitos como feriado religioso, porém, não era feriado oficial, o que vinha gerando problema a muitos trabalhadores, que tinham que trabalhar ou compensar essa data e não podiam participar das atividades religiosas. Por meio da Lei nº 970, de 11 de maio de 2006, de minha autoria e aprovada pela Câmara Municipal, a data tornou-se feriado municipal. Um dia para celebrar que Jesus está presente no meio de todos nós, que nos alimenta na luta diária por uma vida melhor.
*José Ricardo Wendling é economista, advogado e deputado estadual pelo PT.
(Publicado no Jornal Dez Minutos, em 8 de junho de 2012)
E-mail: deputado.josericardo@aleam.gov.br
E-mail: deputado.josericardo@aleam.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário