Cessão de Tempo para divulgar a Frente Parlamentar em Defesa do Piso dos Jornalistas na Aleam
A Assembleia Legislativa do Estado (Aleam) foi palco, na manhã desta quarta-feira (20), de Cessão de Tempo para divulgar a Frente Parlamentar em Defesa do Piso dos Jornalistas, que apoia o Projeto de Lei atualmente em tramitação no Congresso Nacional, de autoria do deputado federal André Moura (PSC/SE). O deputado José Ricardo Wendling (PT), que propôs o debate na Casa, já integra essa Frente Parlamentar, a convite do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Amazonas, juntamente com o deputado federal Praciano.
Para José Ricardo, é justa a luta pelo piso nacional dos jornalistas , já que esses profissionais enfrentam diariamente vários tipos de situações, com coragem, força de vontade, criatividade e honestidade. “Um trabalho que merece todo o nosso apoio e que deve ser remunerado com dignidade. Uma luta de muitas outras categorias para ter o mínimo necessário para o bom exercício da profissão”.
O presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Amazonas, Wilson Reis, informou que a Frente Parlamentar foi lançada no dia 30 de maio deste ano, na Câmara dos Deputados, em Brasília, para acabar com a precariedade para o exercício da profissão de jornalista, seja nas redações de jornais, TVs e rádios, como ainda nas assessorias de comunicação dos órgãos públicos. “Hoje, muitos jornalistas trabalham com baixos salários e exercendo uma profissão importantíssima, que é intelectual, tendo que levar informação de qualidade a todos os leitores”.
Ele lembrou que a categoria já sofreu duros ataques, quando em 2009 o Supremo Tribunal Federal (STF), por meio do ministro Gilmar Mendes, desobrigou o diploma de nível superior para o exercício da profissão. “Uma ação combinada da grande mídia para que a categoria fosse desorganizada. Mas, desde o início, fomos à luta e já tivemos a primeira vitória, aprovando no final do ano passado, em primeira votação, uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que irá garantir a exigência do diploma de jornalista na Constituição Federal”.
Pela proposta, o piso salarial dos jornalistas para 30 horas semanais deve ser de R$ 3.732 (equivalente a seis salários mínimos). “Precisamos ser remunerados na mesma proporção da responsabilidade que nos é conferida todos os dias”, finalizou Wilson Reis, ressaltando que em breve voltará à Assembleia para o lançamento da Frente Parlamentar no Amazonas, juntamente com o autor da proposta do piso salarial.
Fonte: Assessoria de Comunicação
Comentários
Postar um comentário