José Ricardo apresenta PEC que aumenta percentual da arrecadação tributária para Ciência e Tecnologia
O deputado José Ricardo Wendling (PT) apresentou nesta quinta-feira (21) Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que aumenta o percentual de investimentos em Ciência e Tecnologia, de 1% para 2%, vindos da arrecadação tributária. “Hoje, essa área recebe pouquíssimos recursos públicos para investimento a fim de aquecer a cadeia produtiva da economia regional, na qualificação da mão-de-obra, além do Polo Industrial de Manaus, como o pólo naval e no setor pesqueiro”.
A ausência desses investimentos dificulta a busca de novas formas de desenvolvimento para o Estado. De acordo com o parlamentar, o Polo Industrial de Manaus (PIM) vem sofrendo duras quedas, como no setor de duas rodas, fabricante de motocicletas, bicicletas e componentes, e que representa o segundo mais importante segmento das indústrias locais. Ele informa que 35% das demissões da Zona Franca, no primeiro quadrimestre de 2012, vêm desse setor, de um total de 8.673 demissões. “Em 2011, foram 4.342 demissões de todos os setores nesse mesmo período. Um aumento de quase cem por cento e um dado muito preocupante”, alerta, ressaltando que o segmento de duas rodas emprega 22 mil empregos diretos, de um total de 118 mil existentes hoje no Polo Industrial, e representa cerca de 40% da arrecadação estadual de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).
José Ricardo propõe que haja uma nova discussão sobre esse assunto, na Assembleia Legislativa do Estado (Aleam), para que os fabricantes do pólo de duas rodas falem sobre a nova realidade, as perspectivas e como se pode fortalecer o setor de componentes, que gera milhares de empregos e oportunidades. “Precisamos também discutir as alternativas para a nossa economia, como na área da inovação e da Ciência e Tecnologia. Muito pouco é investido nessa área. Devemos pensar o futuro hoje”.
Fonte: Assessoria de Comunicação
Comentários
Postar um comentário