Acessos

sábado, 1 de setembro de 2012

Usuários ajudarão a avaliar a qualidade da banda larga


Doze mil voluntários receberão, gratuitamente, um aparelho que fará a medição

Em outubro, 12 mil consumidores voluntários receberão, gratuitamente, um medidor de parâmetros de qualidade da internet, como parte do projeto de medição da banda larga fixa no Brasil. Os resultados permitirão à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) conhecer com mais precisão o serviço e, assim, adotar as medidas necessárias para que sejam cumpridas as metas estabelecidas na regulamentação da agência. Os primeiros resultados devem ser divulgados em dezembro deste ano.

Com as medições, a Anatel reunirá informações para promover a progressiva melhoria do serviço. A iniciativa foi definida pela agência no Regulamento de Gestão da Qualidade do Serviço de Comunicação Multimídia (SCM), que determinou que a medição deve ser operacionalizada por uma entidade independente - a Entidade Aferidora da Qualidade (EAQ). 

Para a medição da qualidade da banda larga fixa, o projeto abrangerá os usuários das prestadoras do SCM, que hoje conta com 19 milhões de acessos.

Relatório - Os voluntários receberão um aparelho batizado de whitebox, que fará a medição ao ser conectado ao modem/roteador de cada residência ou empresa. A aferição será diária e ininterrupta. O equipamento não coleta qualquer informação pessoal, nem interfere ou monitora a navegação do usuário. Cada voluntário receberá relatório mensal com dados relativos à qualidade do serviço em sua residência ou empresa. Os selecionados não terão qualquer ônus e também não serão remunerados.

Onze mil se inscrevem no primeiro dia do projeto

De acordo com levantamento da EAQ, cerca de 11 mil usuários se cadastraram para participar no primeiro dia do projeto, que teve início na última quarta-feira (29). Quem não for escolhido agora, pode ser sorteado em uma próxima etapa, já que, anualmente, haverá renovação de 25% da base de voluntários. Não há data limite para o cadastro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário