Acessos

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

José Ricardo requer Audiência Pública para discutir situação da Saúde no Amazonas


O deputado estadual José Ricardo Wendling (PT), durante pronunciamento na Tribuna da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM), na manhã desta quarta-feira (26), criticou os problemas de Saúde Pública no Estado, e disse que a situação se agrava ainda mais no interior. Para isso, o parlamentar encaminhou dois Requerimentos: um para a convocação do secretário estadual de Saúde e outro para a Comissão de Saúde da ALEAM, a fim de debater em Audiência Pública os investimentos e soluções para a Saúde Pública.

Segundo José Ricardo, nos hospitais públicos da capital, a falta de profissionais da área de Saúde e a desvalorização da categoria estão perdendo espaço para a terceirização. “O Estado está terceirizando e privatizando os serviços de Saúde”, disse. 

O parlamentar aproveitou para ressaltar a solicitação dele ao Ministério Público do Trabalho (MPT) para que as empresas que prestam serviços nos hospitais públicos sejam investigadas para o cumprimento da legislação. “Estamos fazendo relatório deste assunto para encaminhar ao MPT, para verificar as condições de contratações dessas empresas”, afirmou ele, exigindo ao Governo do Estado a realização de concurso público. 

Saúde no interior

Durante visita aos municípios de Anori, Barcelos, Silves e Itapiranga, o parlamentar destacou a situação precária que se encontram os hospitais desses municípios. 

De acordo com ele, as estruturas físicas precisam de reforma, não há médico suficiente para atender a população e o quadro de enfermeiros e auxiliares está reduzido. “São raros os municípios que dispõem de pediatra, ginecologista, geriatra e muito menos um ortopedista”, criticou José Ricardo, observando também a falta de equipamentos para exame de ultrasonografia e raios-X. 

O parlamentar ressaltou ainda que a cada visita aos municípios é encaminhada a relação dos problemas de Saúde ao secretário de Saúde do Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário