Acessos

domingo, 23 de setembro de 2012

Política e Compromisso Social - Júlio Lázaro Torma*

"Tudo é político, ainda que o político não seja tudo" ( Enmanuel Mounier)

Quando se fala em Política, o senso comum lembra dois sentidos como algo gerador de conflitos e ligado a sujeira (corrupção e politicagem) e partidos políticos.

Muitos falam odeio e tenho nojo de política e que na política ninguém presta e que cada um pensa em si. Entra fulano e sai ciclano é tudo a mesma coisa. Como falou alguém: "nós acabamos sendo governados por quem gosta de fazer política". E ai acaba surgindo o profissional político.

Tal discurso desestimula as pessoas e faz com que não apareça novas lideranças e pessoas comprometidas.

Segundo Aristóteles, "nós somos seres políticos". A palavra Política, vem do grego "Polis", cidade, ou seja "cuidar ou administrar a cidade", que é um dever de todo o cidadão, morador da cidade, daí exercer a cidadania.

Olhando a política, ela esta dividida em três esferas ou poderes que são o Político, Econômico e o Social, que compreendem os seguintes espaços: Político (partidos, estado, município), Econômico (empresas, corporações, mercados), Social (comunidades, cooperativas, movimentos sociais, associações e moradores de uma localidade).

Só que acabamos as vezes vendo a privatização do estado, a fusão do político com o econômico, o que gera os casos de corrupção e politicagem.

A Política é ao mesmo tempo cuidar e vocação, ou como escreve Paulo VI 'Á maior caridade é a caridade política". Onde o político é de fato aquele que é chamado a fazer e a "cuidar" do bem comum da cidade e dos seus concidadãos.

É chamado a fazer com amor a cuidar, assim como faz um jardineiro ao embelezar o jardim.

Existe duas formas de fazer política (P) Social e , política partidária(p). Nós fazemos política das duas formas e não somos insentos. É um erro dizer sou "apolítico" ou 'neutro".

Política Partidária (p) é a luta pelo poder do estado, para conquistar o governo municipal, estadual e federal. Os partidos existem com esta função de chegar ao governo, conquistar o poder e mudá-lo. 

Partido é parte, são partes que lutam por interesses de grupos ou classes que representam. Elaboram propostas para toda a sociedade ao chegar ao governo.

As políticas públicas serão conforme o seu programa e visão partidária da sociedade. A política partidária é conflitiva,os políticos são adversários e não inimigos, tem visão diferente de mundo e de resolver os problemas.

Política Social (P), aqui todos nós somos chamados a fazer parte, como compromisso social pelo bem comum da comunidade em que moro. Onde somos responsáveis pelo bem comum, bem estar do bairro, cidade, distrito, estado, país e do planeta.

Onde somos chamados a participar na vida social, como organização de saúde, limpeza pública, rede escolar, transporte. Participar de um ato em defesa e promoção da reforma agrária e urbana é política social. Quando cuido da limpeza da rua, bairro, recolho material reciclável, não depredo a praça e locais de lazer, cuido com carinho e conscientizo os meus vizinhos pelo cuidado do bairro, condomínio estou fazendo política social.

Devemos participar da vida política participando de conselhos paritários e de participação no controle social e do Orçamento público.

A Política ela não é suja ou feia, o que é sujo é a politicagem. A Política é boa e deve ser limpa com a participação cidadã. Onde todos nós somos chamados a participar e somos responsáveis. Pois a Política Social visa o bem comum de todos ou de um grupo, cujos direitos são desrespeitados.

Definimos Política Social ou Política com "P" maiúsculo, significa a busca comum do bem comum. Devemos olhar a nossa participação na política como serviço aos irmãos menos favorecidos. Pois devemos ter poder do amor e não o amor pelo poder.
______________________
* Membro da Equipe Arquidiocesana da Pastoral Operária de Pelotas/ RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário