Acessos

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

WALDEMIR JOSÉ É CONTRA ADIAMENTO DA VOTAÇÃO DO R ELATÓRIO DA CPI


O vereador Waldemir José (PT) se posicionou contra a articulação de alguns membros da CPI da Água que querem adiar mais uma vez a votação do relatório final da Comissão Parlamentar de Inquérito. A votação era para ter acontecido no dia 14 de setembro, passou para o dia 17, em vez disso foi dado um prazo para emendas, com a votação sendo marcada para o dia 26, agora querem que aconteça somente depois das eleições municipais.

A alegação é que o relatório vai prejudicar a imagem de alguns gestores que foram omissos na cobrança de multas que a empresa Águas do Amazonas deveria pagar por não cumprir o contrato de concessão. A empresa também requereu e conseguiu reajustes sucessivos no preço da tarifa de água com a cumplicidade desses gestores. “A população precisa saber quem foram esses gestores, por essa razão não existe sentido adiar a votação do relatório”.

Waldemir José disse que protocolou 14 propostas para serem incorporadas ao relatório final da CPI da Água. O vereador sugere, por exemplo, a reestatização dos serviços de água e esgoto doméstico, com o Governo do Estado e a Prefeitura formando um consórcio para administrar o serviço. Pede também que seja instituído a modicidade nos preços dos serviços de saneamento, efetivando o que preconiza a Organização Mundial da Saúde – OMS.

A OMS estabelece que as famílias não devem comprometer mais 5% do orçamento familiar em saneamento. Waldemir José propõe também que seja implantado o controle social, inclusive por entidades populares, na gestão do sistema de saneamento. Propõe ainda, que o Ministério Público Federal investigue os maus gestores que não buscaram meios legais para fazer a Águas do Amazonas cumprir o contrato de concessão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário