Acessos

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

“Temos a força da estrela do PT”: Joel Araújo

Joel Araújo
Joel Araújo, ainda criança, acompanhava sua mãe na militância política na Teologia da Libertação. Nascido em Parintins (AM), em uma família petista - o avô foi fundador do partido, os tios e a mãe saíram candidatos pelo PT – Joel aprendeu cedo a importância da luta na transformação da sociedade. 

Construiu seu próprio caminho, militando no movimento estudantil e ajudando a fundar entidades representativas na Universidade Estadual do Amazonas (UEA), na qual foi o primeiro presidente do Centro Acadêmico de Geografia. 

Enquanto analista ambiental do IBAMA – já foi chefe do órgão duas vezes no município – Joel participou também da luta em prol do meio ambiente e contra a exploração ilegal de madeira na região, em defesa das comunidades amazônicas tradicionais. 

A partir dessas lutas, ele se aproximou ainda mais do partido. Foi Secretário de Juventude do PT (JPT) em Parintis, candidato a deputado estadual, o que o ajudou a se tornar mais conhecido na cidade. E, agora, aos 31 anos, confiante na vitória, Joel disputa uma vaga na Câmara Municipal. 

Compromisso com um mandato ético

Nós estamos na luta, confiantes na vitória. Temos a força da estrela do nosso PT, da nossa luta aqui na região e das transformações que o governo federal fez em Parintins. A Universidade Federal do Amazonas, por exemplo, foi uma conquista no governo Lula. E há muitas obras ainda inacabadas por conta da incompetência do poder público local. Nosso compromisso é com um mandato ético, transparente e democrático, compartilhado com a sociedade e, sobretudo, de fiscalização dos recursos públicos. 

Precisamos garantir que os investimentos do governo federal cheguem efetivamente à população de Parantins, sobretudo, à que mais precisa. É necessário termos vereadores jovens e combativos, principalmente, contra a corrupção. Nossa Câmara está muito defasada e tivemos uma legislatura de quatro anos de escândalos. 

É bom frisar, também, que faz oito anos que o PT não disputa a prefeitura em nossa cidade. Mas, neste ano, estamos com o professor Lázaro (PT), o candidato da Dilma e do Lula, um homem íntegro, trabalhador, produtor rural e um dos melhores secretários de Educação que já tivemos no município. 

Sistema municipal de Juventude

Nós precisamos reorganizar, urgentemente, o sistema político da nossa cidade. Não existe política pública para juventude em Parintins e nós queremos, por meio de projeto de lei, implementar um Sistema Municipal de Juventude, com secretaria, fundo, plano. E, principalmente, com um conselho municipal para que possamos discutir com a sociedade e os diverso movimentos sociais – de indígenas, de mulheres, da zona rural, da juventude, do esporte, da cultura – as políticas públicas destinadas aos nossos jovens.

Parintins é nacionalmente conhecida pela cultura (é a sede da Festival Folclórico de Parintins), mas a juventude aqui está abandonada. É o segmento da população que mais sofre com a violência e requer políticas de juventude sérias, discutidas democraticamente. Nós precisamos cuidar também da saúde e da educação do jovem. Temos aí os programas do governo federal - ProJovem, Pronasci Jovem etc. Precisamos cuidar das universidades Federal e Estadual do Amazonas. O poder público tem condições de atuar e auxiliar no transporte, na iluminação, na segurança das estradas. Repito: a pauta da juventude estará sempre na nossa lista de prioridades. 

Quero também criar um Sistema Municipal de Cultura e compartilhar o mandato com os movimentos da área. Nosso mandato dará voz às manifestações culturais da cidade - pastorinhas, pássaros, bois miniaturas e bois mirins, e também Hip-Hop, Free Step, capoeira e as demais manifestações culturais da juventude. Nosso patrimônio histórico está em completo abandono e vou lutar pela recuperação da arquitetura do centro e pela conclusão da Casa da Cultura. O Museu da História parintinense é outra batalha nossa, bem como a do Museu da Cultura e do Folclore onde guardaremos a memória de nossos gênios fundadores do Festival Folclórico de Parintins. 

Resgate das tradições e adptação às novas realidades

Em termos de renovação do partido, quero chamar a atenção para a necessidade de retomarmos nossa base junto à juventude brasileira. O PT aqui nasceu por meio dos jovens, na luta do campo e dos trabalhadores. Esse jovem mudou, hoje ele gosta de Hip-Hop, rock, emo e tantas outras culturas que estão se expressando. Nós não podemos tratar isso com preconceito. Muito pelo contrário, temos que trazer todos para o PT. 

Nosso partido precisa resgatar as tradições e, ao mesmo tempo, compreender a importância de nos adaptarmos a essa nova realidade da juventude. Temos que conquistar os jovens por meio daquilo que eles gostam, da cultura e do esporte. É preciso mostrar a eles que por meio do PT, nós vamos desenvolver o Brasil e fortalecer a juventude. Eu gostaria, inclusive, de convidar os nossos dirigentes para essa renovação do entendimento que eles têm da juventude. 

Temos de estar fortemente ligados aos movimentos desta juventude atual: o estudantil, os populares, os do esporte e lazer, o da ciência. Mesmo porque o jovem pesquisador está em busca do que é melhor para o país. E o melhor para o Brasil é o PT governando nossas cidades. Nós precisamos trazer esse pessoal para o nosso lado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário