Acessos

terça-feira, 25 de setembro de 2012

José Ricardo lamenta que "fichas sujas" sejam candidatos, mas afirma que o poder do povo está no voto


O deputado José Ricardo Wendling (PT) lamentou nesta terça-feira (25) que maus administradores barrados pela Lei do Ficha Limpa estejam conseguindo regularizar as suas candidaturas nas eleições deste ano. “São candidatos fichas sujas, mas que foram liberados pelo TCE (Tribunal de Contas do Estado), TRE (Tribunal Regional Eleitoral) e TCU (Tribunal de Contas da União). O nosso consolo é que em levantamento feito recentemente 878 candidatos no País foram barrados pelo Ficha Limpa”, declarou, ressaltando que já é um avanço.

Para ele, uma forma rápida de se fazer justiça com as próprias mãos é o povo usando o seu direito de voto. “Assim diz o deputado Praciano. É o poder do voto, previsto pela Constituição Federal, quando diz em seu artigo 1º que o poder emana do povo e é exercido pelos seus representantes pelo voto direto. Temos que ter paciência e insistir para que maus políticos sejam banidos da vida pública”, disse ele, lamentando que algumas pessoas tenham listas enormes de processos de irregularidades e de crimes contra a população e que mesmo assim certos desembargadores, conselheiros e figuras desses tribunais assinem embaixo e autorizem a candidatura desses fichas sujas.

José Ricardo lembrou que a Lei do Ficha Limpa foi criada por iniciativa popular, mas que, infelizmente, as instituições oficiais nem sempre estão em sintonia com os interesses da população. “O Ficha Limpa nasceu para barrar a participação de políticos que já estiveram na administração pública, mas foram impedidos de estar na vida política, seja por conta de improbidade administrativa ou de corrupção. Dessa forma, a população estaria livre desses candidatos”.

Mas citou a Lei nº 9840, também de iniciativa popular, que alterou regras de fiscalização e de apuração em situações de irregularidades nos processos eleitorais, e que já alcançou resultados positivos para punir a compra de votos: até a eleição de 2008, quase 1 mil políticos, em todo o Brasil, foram enquadrados nessa legislação. “Por isso, não podemos perder a esperança. Aos cidadãos que assinaram a Lei do Ficha Limpa, digo para não ficarem decepcionados, porque esse ato é exemplo de cidadania, de querer mudanças e de querer melhorias para que o dinheiro público seja bem aplicado na sociedade. É preciso pregar e valorizar a boa política e os bons políticos”.

Fonte: Assessoria de Comunicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário