Acessos

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Enchente 2012 - José Ricardo*

O Amazonas vive a maior enchente da história, com o rio Negro atingindo a marca dos 29,97 metros e o Solimões igualando-se à cheia do ano de 2009. Já são mais de 80 mil famílias atingidas, num total de 50 municípios em estado de emergência e outros três em calamidade pública.

Em Manaus, fui visitar os bairros e os igarapés mais atingidos pelas águas, como São Jorge, São Raimundo, Glória, Compensa, Presidente Vargas, Educandos e Centro.

Vi e ouvi o sofrimento de homens, de mulheres e de crianças. É lamentável a forma como as famílias estão vivendo, no meio de águas sujas e contaminadas de doenças, como a leptospirose, a hepatite A e a malária, e de animais peçonhentos, como ratos e cobras.

As condições são precárias: falta água potável e todos fazem um verdadeiro malabarismo para andar sobre pontes de madeiras estreitas; e dentro de casa os assoalhos foram suspensos, mas a madeira doada pelos governantes ainda é insuficiente para garantir proteção.

A ação dos governos limitou-se à doação de um cartão enchente, com parcela única no valor de R$ 400 (Governo) e R$ 600 (Prefeitura), na doação de madeira e de rancho. Mas é muito pouco. Tenho defendido, inclusive, que esse cartão tenha validade por três meses, tempo que leva da enchente ao início da seca dos rios.

O Governo do Estado deveria atuar mais na prevenção da enchente, já que todos os anos sofremos com esse fenômeno. O Prosamim é exemplo dessa falta de planejamento. Os moradores da Comunidade do Bariri, no bairro Presidente Vargas (Matinha), esperam há quatro anos pelo início das obras.

Apresentei proposta para que o Governo do Estado crie um fundo financeiro para que haja mais recursos neste momento de emergência e de calamidade pública, como ainda mais dinheiro para a Defesa Civil.

Enquanto o Governo não prioriza o planejamento para prevenir as enchentes, a sociedade está ajudando essas famílias que sofrem as consequências das cheias dos rios, com alimentos, roupas e água potável.

* Economista e deputado estadual pelo PT

Nenhum comentário:

Postar um comentário