PARABÉNS, ZFM! - José Ricardo*

A Zona Franca de Manaus completa 45 anos com muitas conquistas e grandes contribuições na melhoria de vida do povo amazonense e na realização de sonhos.

O nosso modelo de desenvolvimento é responsável pela geração de mais de 119 mil empregos diretos e por um faturamento de cerca de R$ 68 bilhões (2011), em que parte dele é investido pelos governos, por meio da arrecadação de impostos, na construção de escolas, hospitais, estradas e portos, além de pagar em dia os salários dos servidores públicos.

Ainda há muitas críticas à Zona Franca, sempre abordando a renúncia de impostos e as condições de trabalho. Aliás, percebo que os salários dos trabalhadores do Distrito não cresceram na mesma proporção do faturamento das empresas.

A Zona Franca vem sendo ameaçada. Mas, felizmente, o Lula e a presidenta Dilma estão do nosso lado, prorrogando o nosso único modelo econômico, do qual depende grande parte dos amazonenses. Aliás, cobro dos governantes incentivo para o desenvolvimento de outras atividades, usando nossas riquezas naturais, incluindo, o interior. Porque até hoje pouco foi feito.

Mas temos que continuar na luta pela defesa da Zona Franca. Não podemos deixar que as indústrias sejam levadas para outros estados do País.

Para isso, precisamos cobrar que as vias do Distrito Industrial estejam em bom estado, que se busquem mais terras para a construção e a implantação de novas fábricas (hoje, há mais de cem projetos aguardando esses novos espaços) e que haja investimentos na infraestrutura da capital e do interior para atrair pequenas e grandes empresas para a nossa região, com boa energia, transporte aéreo ágil, portos funcionando e uma internet e telefonia eficientes.

Quando cheguei em Manaus, há 40 anos, fui trabalhar no Distrito Industrial, assim como milhares de pessoas, depois de ser picolezeiro e camelô. Essa oportunidade foi uma porta para o crescimento profissional e avanço nos estudos, para mim e para todos os que vivem do Polo Industrial.

* Economista e deputado pelo PT 
E-mail: deputado.josericardo@aleam.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeito de Itacoatiara gastou quase R$ 2 milhões com atrações nacionais para o ExpoFest 2025.

Segundo o jornal metrópoles há suspeita de superfaturamento.  O show do Pablo, por exemplo, custa 250 mil, m as a empresa que contratou sem ...