E os professores? - Por José Ricardo*

Esta semana, foi aprovado na Assembleia Legislativa aumento salarial para os policiais civis e militares, que é importante para exercerem bem as suas funções e termos uma boa segurança pública. Apoiamos esse aumento, que chegou a 17%.

Porém, para os professores, continua a mesma situação de desvalorização. O governo do Estado pretende aumentar os seus salários em apenas 6%, enquanto eles lutam por um aumento de 22%. E o professor continuará sendo uma das categorias com os menores salários do Amazonas!

Em Audiência Pública que realizei esta semana, os professores denunciaram que o Estado do Amazonas ainda não está pagando o piso nacional do magistério, que é de R$ 1.451. Hoje, o professor estadual de nível médio ganha somente R$ 1.332 de vencimento.

Além disso, os educadores denunciaram que o governo não cumpre a Hora de Trabalho Pedagógica (HTP), garantida em lei para que o professor destine um terço da sua carga horária para planejamento das aulas e atividades extra-classe. O professor também não tem direito a vale-transporte, ao auxílio-alimentação, ao plano de saúde e nem ao aumento salarial por tempo de serviço. Fui ao Ministério Público denunciar essa situação e pedir que entre com Ação na Justiça na defesa dos direitos desses profissionais.

Tenho visitado constantemente a estrutura precária das escolas estaduais. Na semana passada, visitei cinco escolas no bairro de Santa Etelvina, onde detectei problemas por falta de equipamentos, laboratórios de informática com máquinas quebradas e sem internet, falta de profissionais para preparar a merenda escolar e fazer a limpeza dos prédios, como ainda falta de psicólogos e até de pedagogos. Tudo isso tem nas escolas particulares e resulta numa educação melhor!

Portanto, apoiamos a valorização dos profissionais da segurança, para que estejamos mais protegidos das ações dos bandidos. E os professores? Eles também merecem ganhar melhor para que os nossos filhos possam ser cidadãos mais bem preparados para a vida!

* Artigo publicado dia 16 de março de 2012 no Jornal Dez Minutos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conheça Débora dos Santos, exemplo de mãe da direita.

Calendário Gregoriano.

GUERRA COMERCIAL ENTRE ESTADOS UNIDOS E CHINA.