OUÇA-ME, PREFEITO - Por Francisco Praciano*

Mesmo estando à beira do Rio Negro, que tem mais água que toda a Europa, mais de 380 mil pessoas das Zonas Norte e Leste (as áreas mais castigadas), há vários anos, não dispõem de água de forma suficiente para suprir as suas necessidades.

A última tentativa do governo, o PROAMA, com um custo de mais de R$ 40 milhões, ainda não tem data para inicio e, segundo o governo do Estado, ainda será necessário mais 1 bilhão de reais para a solução desse problema. Não concordando com toda essa gastança sem nenhum resultado concreto, pedi estudos técnicos ao meu Gabinete para tentar contribuir com a solução desse problema.

Após levantarmos um número suficiente de dados junto a publicações pela imprensa, a relatórios de Audiências Públicas, a órgãos governamentais e à própria empresa Águas do Amazonas, apuramos que o problema, basicamente, é a dificuldade de completar os reservatórios já existentes durante o dia, quando o consumo aumenta mais rapidamente do que a capacidade de enchimento do sistema. Ou seja, o problema é mais simples de se resolver e mais barato do que aquilo que está sendo apregoado.

Por isso, encaminharei ao governo do Estado e à Prefeitura de Manaus, ainda nesta semana, a seguinte sugestão, a fim de que, em um prazo máximo de 6 meses, haja o suficiente fornecimento de água para mais de 330 mil habitantes que hoje sofrem sem esse líquido: a Construção de 7 reservatórios, de 5 milhões de litros cada (total de 35 milhões de litros), nos seguintes locais: Cidade Nova, Francisca Mendes, Núcleo 23, Mutirão, Educandos, Coroado e São José (os terrenos são da prefeitura e os locais são estratégicos). Esses reservatórios serão abastecidos à noite e manterão o sistema equilibrado durante o dia.

Essas obras terão um custo de apenas R$ 22 milhões que deverão ser suportados pela própria empresa concessionária. Espero que a prefeitura e o governo do Estado se sensibilizem com essa proposta e promovam a sua execução.
 
* Publicado dia 20 de março de 2012 no Jornal Dez Minutos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conheça Débora dos Santos, exemplo de mãe da direita.

GUERRA COMERCIAL ENTRE ESTADOS UNIDOS E CHINA.

A maioria do povo brasileiro é contra a anistia à tentativa de golpe.