Acessos

sábado, 31 de março de 2012

FAO promete erradicar a fome na América Latina antes de 2025

Representantes dos governos da América Latina e do Caribe reafirmaram nesta quinta-feira (29) o compromisso de seus países em erradicar a fome antes de 2025, na penúltima sessão da conferência regional da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), realizada no Palácio San Martín, em Buenos Aires.

Em nota à imprensa, a entidade confirmou a total adesão dos participantes à Iniciativa América América Latina e Caribe sem fome (IALCSH).

A 23ª Conferência da FAO conta com a participação de 32 ministros de Agricultura e técnicos da região, finalizando nesta sexta-feira com uma entrevista à imprensa sobre as conclusões dos debates.

Nesta quinta-feira, o diretor geral da FAO, o brasileiro José Graziano da Silva, disse que a produção mundial de alimentos precisa aumentar 70% até 2050, para uma população que chegará a 9 bilhões de pessoas", segundo o comunicado.

"Sabemos que a segurança alimentar depende de ações nos âmbitos social, econômico e produtivo, e que envolve o compromisso político não só de um governo, mas de toda a sociedade", disse Graziano.

A Iniciativa foi impulsionada em 2005 por Guatemala e Brasil.

Durante a sessão, Marco Farani, diretor da Agência Brasileira de Cooperação, disse que reforçará o trabalho junto com a FAO, com investimentos de 20 milhões de dólares.

O Fundo de Cooperação Internacional Brasil-FAO incentiva a compra de produtos provenientes da agricultura familiar para abastecer a merenda fornecida nas escolas participantes.

Desde 2005, a Iniciativa conta com a participação da Espanha, que já repassou mais de 90 milhões de dólares a seu desenvolvimento, ainda segundo a declaração.

Fonte: AFP/Portal Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário