Acessos

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Revolução na educação começa com os 10% do PIB


Fico feliz que a presidenta Dilma tenha tomado essa decisão: propor ao Congresso, aos governadores e prefeitos, que 100% dos recursos oriundos dos royalties do petróleo e do pré-sal, mais 50% do Fundo Social do Petróleo sejam destinados à educação. É a forma que a presidenta encontrou para viabilizar os 10% do PIB para a educação, aprovada pela Comissão Especial do Congresso para o Plano Nacional de Educação em julho pp.

A decisão da presidenta foi tornada pública em audiência ocorrida nesta quarta (22.8) com o presidente da UNE, Daniel Iliescu, e outros representantes dos estudantes, com a participação do ministro da Educação, Aloizio Mercadante. 

Se o Brasil quer ser um país desenvolvido, precisa revolucionar sua educação nos próximos 5 anos. Não há tempo, tem que ser agora. Para isso, precisa de recursos vinculados e obrigatórios dos municípios, dos estados e da União: 10% do PIB; 50% dos recursos do Fundo Social do Pré-Sal. 

Merece uma campanha nacional

Não será fácil colocar em prática a decisão. Depende do Congresso, de governadores e prefeitos nas áreas em que há exploração do pré-sal. Na verdade, precisa da concordância e do envolvimento dos brasileiros em geral, pois do contrário não será possível destinar o dinheiro da exploração do petróleo para a Educação.

Dinheiro que deve ser usado para pagar um piso de pelos menos 4 salários mínimos para os professores de ensino fundamental, informatizar a educação, ter escolas em tempo integral, com esportes, lazer e cultura. Universalizar o ensino médio e profissional. Expandir o ensino universitário ainda mais. 

Investir pesado em ciência e tecnologia, em inovação, sem o que não chegaremos lá. Coisas necessárias para que o Brasil seja mais do que um país desenvolvido. O Brasil que vemos à nossa frente tem que um país de igualdade e justiça. Nós não podemos aceitar e não vamos nos satisfazer com menos.

(Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

Nenhum comentário:

Postar um comentário