O BOM VOTO - Francisco Praciano*

No último domingo, o Sr. Adail Pinheiro, ex-prefeito e novamente candidato a prefeito de Coari, teve deferido o seu pedido de registro de candidatura para as eleições que ocorrerão em outubro. Em outras palavras, pode concorrer ao cargo de prefeito, em um dos mais ricos municípios do Amazonas, um cidadão que foi preso pela Polícia Federal em 2008, como resultado da “Operação Vorax”, por envolvimento com fraudes em licitações, formação de quadrilha, falsificação de documentos, desvio de verbas, crimes contra a administração pública, sonegação fiscal e pedofilia.
 
Quando em maio de 2008 a “Operação Vorax” foi deflagrada e a maioria dos 28 acusados foi presa, a PF encontrou no forro de uma casa abandonada, em Coari, aproximadamente R$ 7 milhões. Como resultado dos desdobramentos da “Operação Vorax”, dois juízes do Tribunal de Justiça do Amazonas foram afastados de finitivamente da magistratura, pelo Conselho Nacional de Justiça, por ajudarem o grupo do então prefeito Adail Pinheiro em troca de favores e dinheiro. 

Embora o processo judicial que resultou da “Operação Vorax” ainda não tenha sido concluído, vários dos acusados já confessaram à Justiça Federal suas participações na organização criminosa que, segundo a Polícia Federal, era chefiada por Adail Pinheiro.
 
Adail Pinheiro, que também teve suas contas de prefeito reprovadas tanto pelo Tribunal de Contas do Estado quanto pelo Tribunal de Contas da União, conseguiu reverter, recentemente, o efeito dessas decisões como impedimento à sua candidatura.

O fato é que, devido à lentidão do Poder Judiciário ou às falhas procedimentais nos Tribunais de Contas, um dos maiores símbolos de corrupção no nosso país pode se tornar, também, um dos maiores símbolos de impunidade. Resta ainda, é claro, aquele que, em casos como esse, é o mais importante julgador: o cidadão eleitor. E, nesse momento, é preciso lembrar que somente o bom voto - independentemente de qualquer decisão judicial – é o que pode fazer valer a lei da ficha limpa.

* Deputado Federal pelo PT-Am.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conheça Débora dos Santos, exemplo de mãe da direita.

Calendário Gregoriano.

GUERRA COMERCIAL ENTRE ESTADOS UNIDOS E CHINA.