Seminário lança livro "Indicadores Sociais no Amazonas", da pesquisadora Norma Bentes


No encerramento do I Seminário sobre os Grandes Projetos de Infraestrutura na Pan-Amazônia, dia 29/04/11, sexta-feira, às 18:00 horas, ocorrerá o lançamento do livro "Indicadores Sociais no Amazonas", da pesquisadora Norma Bentes, Mestra em Planejamento Urbano e Regional pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ e Analista de Informações Geográficas e Estatísticas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE – Unidade Estadual do Amazonas.

O livro "Indicadores Sociais do Amazonas" faz parte do Prêmio Literário Cidade de Manaus, idealizado pelo poeta, compositor e escritor Aníbal Beça; e implementado pela Prefeitura de Manaus por meio do Conselho Municipal de Cultura _ ConCultura.

Selecionado durante a edição 2008, o trabalho "Indicadores Sociais no Amazonas", da pesquisadora Norma Bentes, recebeu o prêmio "Samuel Benchimol", como melhor ensaio sócio-econômico.

O livro aborda a urbanização do Amazonas, a partir dos impactos do empreendimento Zona Franca de Manaus na vida dos habitantes da capital e dos dez municípios mais populosos, enfocando as características gerais da população, trabalho e renda, educação, habitação e acesso a serviços básicos como água, esgoto e coleta de lixo.

Na ocasião, estará disponível também o livro “A Questão Social na Amazônia”, onde a autora possui artigo.
  • Quem é Norma Maria Bentes
Nascida em 24 de janeiro de 1969, em Santarém/PA, Norma Bentes é bacharel em Serviço Social pela Universidade Federal do Pará – UFPA e Mestre em Planejamento Urbano e Regional pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ.

Foi Professora Substituta do Curso de Serviço Social da UFPA, do Curso de Serviço Social do Centro Universitário do Norte – Uninorte, onde também atuou na pós-graduação; e do Curso de Engenharia Florestal do Instituto de Tecnologia da Amazônia – UTAM, atual UEA. Trabalha no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE (Unidade Estadual do Amazonas), na função de Analista de Informações Geográficas e Estatísticas, desde 2002. Atua como assessora / instrutora de organizações sociais como Cáritas Arquidiocesana de Manaus e SARES, em projetos de defesa da cidadania. É autora do livro "Manaus: Realidade e Contrastes Sociais" (Valer, 2005), e de artigos sobre movimentos sociais, gestão democrática da cidade e indicadores socioeconômicos sobre o Amazonas e Manaus, publicados em coletâneas e anais de congressos científicos.

Preço das Publicações:
  • Indicadores Sociais no Amazonas: R$ 15,00 (Quinze reais)
  • A Questão Social no Amazonas: R$25,00 (Vinte e Cinco Reais)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Origem dos nomes dos países da América do Sul.

Argentina Vem do latim argentum, que significa “prata”. Os colonizadores espanhóis usaram esse nome inspirados no Rio da Prata e nas lendá...