Acessos

quinta-feira, 28 de abril de 2011

José Ricardo propõe eleição direta para reitoria da UEA

O deputado estadual José Ricardo Wendling (PT) defendeu ontem, quarta-feira (27), no plenário da Assembleia Legislativa do Estado (ALE), a importância da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) instituir processo de escolha direta para os cargos de reitor e vice-reitor. A proposta já foi encaminhada pelo parlamentar ao Governo do Estado, por meio de Indicação, no início deste mês. Hoje, essa escolha é feita por indicação política do governador do Amazonas.

“Instituições federais, como a Ufam e o Ifam, já fazem essa escolha por meio de eleição direta, uma forma de garantir a participação de todos num processo democrático, dando mais autonomia. Essas entidades não podem estar sujeitas à interferência do governador”, diz o deputado, após parabenizar solenidade que acontece hoje para a posse de diretores da UEA, por meio de eleição ocorrida no final do ano passado. “Se elegem diretores, porque não os reitores?”.

Na ocasião, José Ricardo defendeu que o Governo do Estado mantenha os recursos financeiros da UEA, uma vez que hoje parte dessa verba vem de contribuições compulsórias das empresas do Polo Industrial de Manaus (PIM). “Se amanhã o faturamento ou as importações do PIM reduzirem, como fica a situação da universidade?”.

Dez anos da UEA
Ele também cobrou a aprovação de requerimento protocolado na ALE no último dia 22 de março propondo realização de Audiência Pública para discutir a realidade da UEA na capital e no interior do Estado, bem como a garantia da qualidade do ensino e da pesquisa, no ano em que completa dez décadas de existência. “Queremos discutir o futuro da UEA, uma importante instituição para o desenvolvimento do Estado do Amazonas”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário