José Ricardo propõe eleição direta para reitoria da UEA

O deputado estadual José Ricardo Wendling (PT) defendeu ontem, quarta-feira (27), no plenário da Assembleia Legislativa do Estado (ALE), a importância da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) instituir processo de escolha direta para os cargos de reitor e vice-reitor. A proposta já foi encaminhada pelo parlamentar ao Governo do Estado, por meio de Indicação, no início deste mês. Hoje, essa escolha é feita por indicação política do governador do Amazonas.

“Instituições federais, como a Ufam e o Ifam, já fazem essa escolha por meio de eleição direta, uma forma de garantir a participação de todos num processo democrático, dando mais autonomia. Essas entidades não podem estar sujeitas à interferência do governador”, diz o deputado, após parabenizar solenidade que acontece hoje para a posse de diretores da UEA, por meio de eleição ocorrida no final do ano passado. “Se elegem diretores, porque não os reitores?”.

Na ocasião, José Ricardo defendeu que o Governo do Estado mantenha os recursos financeiros da UEA, uma vez que hoje parte dessa verba vem de contribuições compulsórias das empresas do Polo Industrial de Manaus (PIM). “Se amanhã o faturamento ou as importações do PIM reduzirem, como fica a situação da universidade?”.

Dez anos da UEA
Ele também cobrou a aprovação de requerimento protocolado na ALE no último dia 22 de março propondo realização de Audiência Pública para discutir a realidade da UEA na capital e no interior do Estado, bem como a garantia da qualidade do ensino e da pesquisa, no ano em que completa dez décadas de existência. “Queremos discutir o futuro da UEA, uma importante instituição para o desenvolvimento do Estado do Amazonas”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Origem dos nomes dos países da América do Sul.

Argentina Vem do latim argentum, que significa “prata”. Os colonizadores espanhóis usaram esse nome inspirados no Rio da Prata e nas lendá...