O  deputado estadual José Ricardo Wendling (PT) defendeu ontem, quarta-feira (27), no plenário da Assembleia Legislativa do Estado  (ALE), a importância da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)  instituir processo de escolha direta para os cargos de reitor e  vice-reitor. A proposta já foi encaminhada pelo parlamentar ao Governo  do Estado, por meio de Indicação, no início deste mês. Hoje, essa  escolha é feita por indicação política do governador do Amazonas.
“Instituições  federais, como a Ufam e o Ifam, já fazem essa escolha por meio de  eleição direta, uma forma de garantir a participação de todos num  processo democrático, dando mais autonomia. Essas entidades não podem  estar sujeitas à interferência do governador”, diz o deputado, após  parabenizar solenidade que acontece hoje para a posse de diretores da  UEA, por meio de eleição ocorrida no final do ano passado. “Se elegem  diretores, porque não os reitores?”.
Na  ocasião, José Ricardo defendeu que o Governo do Estado mantenha os  recursos financeiros da UEA, uma vez que hoje parte dessa verba vem de  contribuições compulsórias das empresas do Polo Industrial de Manaus  (PIM). “Se amanhã o faturamento ou as importações do PIM reduzirem, como  fica a situação da universidade?”.
Dez anos da UEA
Ele  também cobrou a aprovação de requerimento protocolado na ALE no último  dia 22 de março propondo realização de Audiência Pública para discutir a  realidade da UEA na capital e no interior do Estado, bem como a  garantia da qualidade do ensino e da pesquisa, no ano em que completa  dez décadas de existência. “Queremos discutir o futuro da UEA, uma  importante instituição para o desenvolvimento do Estado do Amazonas”. 
Nenhum comentário:
Postar um comentário