O  deputado estadual José Ricardo Wendling (PT) apresentou nesta  quarta-feira (20), no plenário da Assembleia Legislativa do Estado  (ALE), requerimento convidando o secretário do Estado da Saúde (Susam),  Wilson Alecrim, por meio da Comissão de Saúde, para informar e debater  sobre a situação dos hospitais, bem como do atendimento médico prestado  nesses locais. 
De  acordo com José Ricardo, não dá para aceitar que maternidades estejam  com problemas em seus geradores, acarretando realização de partos na  escuridão, bem como que hospitais, como o Pronto-Socorro “Joãozinho”, na  Zona Leste, estejam com superlotação em suas Unidades de Terapia  Intensiva (UTIs) neonatais, ensejando na decisão de médicos sobre quem  permanece ou não nessas unidades. “Isso é uma crueldade, como assim  também afirmam médicos desse pronto-socorro. Como vão decidir qual  criança será socorrida na UTI? É quase uma decisão de quem vive e de  quem morre”.
Para  ele, a ALE precisa debater mais a saúde pública, que passa por muitos  problemas, com instalações inadequadas e insuficientes, com demora para a  realização de exames e cirurgias e até para simples consultas médicas.  “Assim como o transporte e a água, a saúde também deve ser prioridade do  poder público, porque o povo está padecendo e até mesmo morrendo pela  dificuldade de atendimento nos hospitais. O Estado precisa dar respostas  sobre as suas ações, a manutenção dessas unidades hospitalares, as  dificuldades, os gargalos e até o papel do Governo Federal na efetivação  desses serviços”, explica o deputado, pedindo o apoio dos deputados da  situação para a aprovação desse requerimento. 
Nenhum comentário:
Postar um comentário