Luciano Ferreira de Lima, gari em Sorocaba (SP), criou um projeto literário a partir dos livros descartados nas lixeiras espalhadas pela cidade. Ele montou seu próprio acervo há 6 anos, recolhendo todos os livros que encontrava. Hoje, acumula mais de 600 exemplares, mas seu principal objetivo é disseminar a literatura.
“Eu comecei a doar os livros porque, assim como eles foram benéficos para mim, quero que as outras pessoas tenham a mesma oportunidade. Foi através da leitura que eu consegui transformar a minha vida emocional e intelectual, e, hoje, ela é mais que um hobby, é uma questão de saúde. Espero que as pessoas possam também contribuir para uma sociedade mais consciente”, comentou em entrevista.
Inclusive, os livros possibilitaram que ingressasse numa faculdade e se formasse em história. E, mesmo desempenhando a profissão de coletor de lixo, continua, no tempo livre, incentivando a leitura.
Em 2019, após a sua história viralizar, Luciano começou a dar palestras e receber doações de livros dos moradores. Com o decorrer do tempo, constatou que o descarte de livros reduziu.
Fonte: https://tinyurl.com/4e8vn352

Nenhum comentário:
Postar um comentário