QUEM FOI ANÍSIO TEIXEIRA?



Natural de Caetité, no sertão da Bahia, Anísio Teixeira dedicou sua vida a defender a educação pública, gratuita e de qualidade. Ele acreditava que a escola era a base da democracia e o caminho para uma sociedade mais justa.

Anísio foi pioneiro ao defender o ensino integral e de tempo integral, colocando o estudante no centro do processo de aprendizagem. Para ele, aprender não era memorizar, mas sim viver, experimentar e transformar.

Anísio Teixeira foi um importante educador, advogado e intelectual brasileiro, conhecido por sua defesa da educação pública, gratuita, laica e obrigatória. Nascido em 1900 na Bahia, graduou-se em Direito e dedicou sua vida à reforma educacional, participando do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova em 1932. Suas contribuições incluem a fundação da Universidade do Distrito Federal em 1935 e a atuação como um dos idealizadores da Universidade de Brasília (UnB). Teixeira morreu em 1971, e sua obra é reconhecida como um pilar para a democratização do ensino no Brasil.

Destaques da biografiaInício da carreira: 
  • Formou-se em Direito pela Universidade do Rio de Janeiro e iniciou sua carreira na educação como inspetor de ensino na Bahia em 1924.
  • Estudou nos Estados Unidos, onde foi discípulo de John Dewey, e foi responsável por introduzir e difundir as ideias de Dewey no Brasil.
  • Participou do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova (1932).
  • Fundou a Universidade do Distrito Federal (1935).
  • Foi diretor do Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos (INEP) e criador do Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais (CBPE).
  • Foi um dos idealizadores e reitor da Universidade de Brasília (UnB).
  • É considerado um dos criadores do sistema público de educação no Brasil por seu trabalho incansável na defesa e implementação de políticas educacionais.
  • Morreu em 1971, com suspeitas de que sua morte esteja ligada à perseguição sofrida durante a ditadura militar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

George McLaurin, o primeiro homem negro admitido na universidade de Oklahoma.

George McLaurin, o primeiro homem negro admitido na universidade de Oklahoma em 1948, foi obrigado a sentar-se num canto da sala, longe dos ...