Aos 75 anos, José Soares Costa realizou um sonho que carregava desde a juventude: se formou em Zootecnia pela Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL). Ex-agricultor e servidor público aposentado, ele passou cinco anos enfrentando a estrada e as provas. E venceu.
Morador de Batalha (AL), José viajava todos os dias até Santana do Ipanema para frequentar as aulas — uma hora de carro, ida e volta, com ele mesmo no volante. Isso, durante toda a semana. Às vezes, até aos sábados. O trajeto era só mais uma etapa do caminho que ele decidiu trilhar com coragem aos 65 anos, quando se aposentou.
“Eu nasci e cresci no campo, meu pai foi agricultor e foi agropecuarista. Trabalhei a vida toda na zona rural. Era um sonho da minha vida [me formar], que realizei agora."
Na infância, José sonhava em cursar Medicina Veterinária, mas a vida no campo e as responsabilidades o levaram para outro rumo. Mesmo assim, a paixão nunca saiu de dentro dele. Ao se aposentar, ele não teve dúvidas: era hora de correr atrás do que sempre desejou.
Seu trabalho de conclusão foi focado na qualidade do leite das vacas no semiárido alagoano. Ele queria, com seu estudo, ajudar produtores da região com soluções práticas e aplicáveis.
Segundo os professores de José, o ex-agricultor foi um aluno exemplar e gostava de incentivar o restante da turma. Ele costumava citar exemplos da própria vida e se disponibilizava em contactar fazendeiros para ajudar nas aulas práticas e estágio.
José diz que não está atrás de emprego. Mas se pintar uma oportunidade de ajudar, ele está mais do que pronto.
Fonte: Jornal de Alagoas

Nenhum comentário:
Postar um comentário