Acessos

quarta-feira, 22 de junho de 2011

vereador quer desarticular a indústria da invasão em Manaus

Por: Adnamar Mota dos Santos 

Vereador quer desarticular a indústria da invasão em Manaus. Porém não apresenta propostas de políticas de habitação de Interesse Social para famílias sem teto em Manaus. isso sim é inadmissível.

Carijó quer ações enérgicas do Poder Público para desarticular a indústria da invasão.
O vereador Luiz Alberto Carijó (PTB) defendeu nesta quarta-feira (22) rigorosa triagem do Poder Público para desarticular o que ele chamou da indústria da invasão. Carijó irritou-se durante a sessão plenária na Câmara Municipal de Manaus (CMM) com a ocupação do portal de entrada de Manaus por parte dos moradores retirados da Área de Proteção Ambiental (APA) do Tarumã. “É inadmissível o que está acontecendo, estão forçando a barra e é preciso ser enérgico, não utilizando de violência, más fazendo uma rigorosa triagem para desmontar a indústria das invasões”, asseverou.Carijó explicou que o governo federal, estadual e municipal, todos são responsáveis pela política habitacional, citando, respectivamente, o Programa “Minha Casa Minha Vida”, PROSAMIM (Programa de Recuperação Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus), a prefeitura pro meio de convênios com o Ministério das Cidades para as áreas de riscos, além do programa da CEF (Caixa Econômica Federal) e da iniciativa privada.Joaquim Lucena (PSB) sugeriu que os ocupantes do portal da cidade, a maioria vindos Boa Vista (RR), Presidente Figueiredo e Itacoatiara, se instalem em áreas particulares existentes na região da Ponta Negra tomadas por mato, que são objeto da especulação imobiliária. “Porque que eles não invadem essas áreas particulares?”, questionou o socialista. No entender de Lucena existem outras formas de lutar pela casa própria.Elias Emanuel (PSB) se declarou contrário a invasão das áreas de preservação ambiental, da mesma forma como é contra a inexistência de políticas habitacionais. Para Mário Frota (PDT), a ocupação é um ato desesperado das pessoas que não tem dinheiro para pagar aluguel e muito menos para comprar sua casa própria. Ele acusou o Amazonino Mendes de ser um dos maiores incentivadores de invasões em Manaus. Waldemir José (PT foi mais duro: “Dinheiro para fazer frente ao déficit habitacional existe, o que não existe é a prioridade. E o criminoso não é quem invade e sim quem não tem política habitacional”, asseverou o petista. “A falta de planejamento é incompatível com a ampla experiência de quem já governou o Estado por três vezes”, reforçou Ademar Bandeira(PT).Pertencente ao grupo de sustentação a Amazonino na Casa, o vereador Paulo De Carli (PRTB) informou que 160 mil pessoas ano se incorporam a população de Manaus, que sozinha representa 12% do crescimento de todo o Norte do País. “É como se fosse colocar dentro de Manaus uma Itacoatiara a cada ano, por essa razão, necessariamente a cidade enfrenta esses graves problemas”.

Um comentário:

  1. O vereador Waldemir do PT tem razão, quando diz que o criminoso não é quem invade terras (publicas ou particular, esse invasor é um sujeito bandido igual a quem da guarida pra essa atividade criminosa, vereador procure outros meios para conseguir votos para sua reeleição, e não incentivando esta pratica criminosa, eu posso falar porque sou vitima desses marginais perdi um terreno comprado com muito sacrificio. O poder publico adquiri culpa quando urbaniza as terras invadidas, quando não reprime, veja o caso do Parque São Pedro os pobrezinhos já estão vendendo suas casinhas para invadir outras terras, pergunta pros PMS que perderam suas terras para os pobrezinhos que criaram a invasão JESUS ME DEU, com apóio do Poder público, o Gov. ia indenizar mais até hoje os militares não receberam nada. ai vem este inresponsável e fica do lado dos coitadinhos.

    ResponderExcluir