Acessos

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Fórum de Combate à Corrupção faz visita ao juiz que irá julgar envolvidos na Operação Saúva e Vorax



Durante a visita ao juiz federal Márcio Freitas, da 2a Vara da Justiça Federal, na tarde desta segunda-feira (20), os membros do Fórum Estadual de Combate à Corrupção foram informados de que até o final do ano serão julgados os envolvidos na Operação Saúva, bem como começarão a ser ouvidas as testemunhas arroladas na Operação Vorax.


Como uma das principais dificuldades para agilizar os processos, o juiz federal alegou a falta de estrutura da Justiça, com poucos magistrados para atuação em muitos casos. "No interior do Estado, temos muita dificuldade de atuar, porque faltam juízes para ouvir os acusados e as testemunhas em processos da Justiça Federal". 

Outro ponto que impede a celeridade para o julgamento dos processos, de acordo com o magistrado, é o próprio Código Processual, que dá margem a inúmeros recursos na Justiça. "Precisamos mudar essa legislação e melhor estruturar a nossa Justiça, além de criar varas especializadas em crimes de corrupção e de improbidade administrativa", declarou Márcio, enfatizando a necessidade do Norte do País ter um Tribunal Federal que cuide somente de ações da região.

O juiz mostrou ainda uma "pilha" de caixas de processos relacionados à Operação Vorax, com mais de cem volumes e cem caixas de documentos. No caso da Saúva, foram ouvidas 132 testemunhas, com 46 pessoas envolvidas.

Participaram da visita representantes do Sindicato dos Jornalistas, da Associação dos Docentes da Universidade Federal do Amazonas (Adua/Ufam), da Ordem dos Advogados do Brasi (OAB/AM), como ainda os deputados Francisco Praciano e José Ricardo, ambos do PT.

O presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB elogiou a atitude do juiz em tornar público os depoimentos das testemunhas da Operação Saúva. Já o deputado Praciano, colocou-se à disposição da Justiça Federal para modificar a legislação processual, a fim de que os corruptos não fiquem impunes. E o deputado José Ricardo disse que o Fórum estava nessa visita para ter mais informações sobre o andamento desses processos, uma vez que a Polícia Federal tem feito muitas operações de combate à corrupção, porém, poucos envolvidos têm sido sentenciados. "Esperamos que a Justiça facilite o trabalho do Fórum, disponibilizando sempre as informações solicitadas e agilizando os processos de corrupção", completou o representante do Sindicato dos Jornalistas, Wilson Reis, um dos coordenadores do Fórum de Combate à Corrupção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário