Nesta sexta-feira (17), às 10h, no auditório Beth Azize, no 4º andar da Assembleia Legislativa do Estado (ALE), será realizada Audiência Pública para discutir a energia solar como alternativa de geração de energia para o interior do Amazonas. A proposta é de autoria do deputado estadual José Ricardo Wendling (PT), enquanto presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia.
De acordo com José Ricardo, é preciso discutir essas alternativas de energia, principalmente, em comunidades isoladas do Estado, onde o Programa Luz para Todos terá dificuldade de ser implementado. “Sabemos que a Amazonas Energia tem projeto piloto nesse sentido e que instituições de ensino já fizeram pesquisas dessa natureza”, disse ele, ressaltando que também há projetos apresentados na Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) de empresas que querem se instalar no Polo Industrial de Manaus (PIM) para fabricação de painéis solares fotovotaicos - dispositivos utilizados para converter a energia da luz do Sol em energia elétrica.
Como resultado do debate, o deputado pretende encaminhar propostas ao Governo do Estado ou apresentar emendas à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e Lei Orçamentária Anual (LOA).
Dentre as entidades e órgãos convidados para a Audiência, destacam-se: Amazonas Energia, Programa Luz para Todos, Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Instituto de Tecnologia Galileu da Amazônia (Itegam), Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), Instituto Federal do Amazonas (Ifam), Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), Organização das Cooperativas do Brasil (OCB), Instituto Nacional de Colonização de Reforma Agrária (Incra) e empresa Guascor do Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário