quarta-feira, 15 de junho de 2011

Deputado propõe alteração do PPB dos Tablets

Por: Cristiane Silveira - Assessora de Comunicação
Ao mesmo tempo em que parabenizou a empresa coreana Samsung pela decisão de fabricar os tablets no Polo Industrial de Manaus (PIM), um estímulo a outros investimentos na região, o deputado José Ricardo Wendling (PT) também está encaminhando Indicação aos ministérios de Ciência e Tecnologia e de Desenvolvimento e Comércio Exterior, como ainda às comissões de C&T do Senado e da Câmara Federal, para que seja alterado o Processo Produtivo Básico (PPB) dos Tablets.

O deputado defende que já comece em 2011 a exigência para a fabricação de componentes no Brasil e que em 2012 essa produção chegue a 100%. “As empresas instaladas no PIM têm capacidade de fabricar a totalidade desses produtos, como placa mãe de circuito impresso, carregador de bateria, fios e cabos (chicotes) e gabinetes plásticos”, afirma.

Pelo atual PPB, peças como carregadores de bateria só poderão ser fabricados nacionalmente em 2012, com percentual restrito a 50%, e de 2013 em diante, 80%. Já as placas de circuito impresso com função de acesso a rede de comunicação sem fio, essa produção só será permitida a partir de 2013, limitada a 50%, e de 2014 em diante, 80%. E as placas de comunicação para telefonia celular, a fabricação será permitida no Brasil somente em 2013, limitada em 20%, e de 2014 em diante, 30%.

De acordo com o parlamentar, essa mudança se faz necessária para evitar que empresas de componentes se instalem fora do PIM. “Também precisamos incentivar as empresas que aqui já se encontram e que também têm condições de aumentar sua capacidade produtiva”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário