Acessos

terça-feira, 20 de novembro de 2012

PRACIANO VISITARÁ ZONA DE CONFLITO NO MATO GROSSO

 Francisco Praciano
O deputado federal Francisco Praciano (PT-AM) integra a Comissão Externa, criada pela Câmara dos Deputados, destinada a acompanhar os desdobramentos da desocupação dos moradores não-índios da Reserva Indígena Xavante Marãiwatsedé (antiga Fazenda Suiá-Missu), localizada na região do Araguaia, no Mato Grosso. A viagem à área de conflito foi marcada para o próximo dia 22 (quinta-feira).

Após a visita, e depois de ouvir os índios da reserva e os órgãos federais envolvidos na desocupação dos não-índios da Reserva, o deputado Praciano deverá se pronunciar sobre a questão.

Entenda o caso

A Justiça Federal em Mato Grosso aprovou, em 31/7/12, o plano da Fundação Nacional do Índio (Funai) para retirar da Terra Indígena Xavante-Marãiwatsedé, no nordeste do Mato Grosso, os não-índios que vivem na área há décadas.

Na decisão, o juiz federal substituto, Marllon Sousa, estabeleceu um prazo de 30 dias para que os não-índios deixassem voluntariamente a área, em conformidade ao que já decidira a própria Justiça Federal em Mato Grosso, em 2007, e o Tribunal Regional Federal da 1ª Região, em 2010, ao reconhecerem o local como terra tradicional indígena.

O juiz também autorizou o emprego da força policial caso após 30 dias ainda restem não-índios vivendo no interior da área de 165 mil hectares (1 hectare equivale a aproximadamente a um campo de futebol) dos municípios mato-grossenses de Alto Boa Vista, Bom Jesus do Araguaia e São Félix do Araguaia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário