Acessos

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Jacaré-Açu de 4,5m é encontrado no Porto de Manaus


Foto: Adriano Rodrigues - jornalismo@portalamazonia.com
Ocorrências como estas são comuns no Porto de Manaus, segundo o Corpo de Bombeiros.

Cobras, onças, pássaros. A Amazônia é o viveiro para diversos animais silvestres que representam a fauna da floresta. Com o crescimento da cidade, esses animais perderam seu habitat naturais. Ao aparecerem em ambientes urbanos chamam atenção da população. É o caso do fato ocorrido na manhã desta terça-feira (20), em Manaus, quando um jacaré de 4,5m foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros. O bicho fio levado ao Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (Inpa).

Segundo informações da Superintendência Estadual de Navegação, Portos e Hidrovias (SNPH), dois pilotos de voadeira laçaram o animal com cordas e o trouxeram para a margem do rio, por volta de 8h da manhã. O jacaré estava à aproximadamente 70 metros da margem e, após a captura, os pilotos acionaram o Corpo de Bombeiro.
O corpo de Bomeiros imobilizou o jacaré para que fosse retirado do porto e levado ao instituto. 
Ao chegarem no local, o Corpo de BomBeiros imobilizou o jacaré e tapou os olhos do animal. “O procedimento é necessário para impedir possíveis ataques”, explica o capitão Helliton Silva. O bicho foi transportado em cima de uma plataforma do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito de Manaus (Manaustrans), e por onde passava chamava atenção de curiosos.

Segundo o veterinário do Inpa, Anselmo Fonseca, o animal é um macho da espécie Jacaré-Açu, com aproximadamente 300kg e 50 anos de idade. “O animal está bem, apesar de estar muito magro”, explica. Conforme o especialista, o aparecimento do Jacaré às margens do porto da Ceasa, pode representar um risco para população, já que o animal poderia estar à procura de comida para saciar a fome.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) afirmou que Manaus é cortada por mais de mil igarapés. E estes, apresentam grande número de jacarés, até maiores que 4,50m. Ainda segundo a pasta, o crescimento desordenado invadiu o ambiente natural deles. Jacarés se alimentam principalmente de ratos e restos de comida deixados pela população. Conforme a secretaria, os humanos são ameaça maior aos animais silvestres e, não o contrário.

O jacaré de 4,5m está sob responsabilidade do Inpa.
O Jacaré-Açu resgatado em Manaus, agora, ficará sob responsabilidade do Inpa à espera de um local mais adequado para ser transferido. “Vamos deixá-lo no lago artificial, porém, todas as instituições que cuidam de animais têm interesse em um jacaré desse porte”, afirma Anselmo Fonseca.

Fonte: http://www.portalamazonia.com.br/editoria/atualidades/crescimento-desordenado-da-manaus-cria-ambiente-hostil-para-animais-silvestres/

Nenhum comentário:

Postar um comentário