Feira mostra produção das famílias agricultoras no Rio e espera movimentar R$15 milhões em negócios
Produtos têm selos da agricultura familiar, do comércio justo e solidário e com indicação geográfica. |
Expectativa é atrair 150 mil pessoas
Dessa última quarta-feira (21) até domingo (25), 650 expositores esperam atrair 150 mil pessoas para a Marina da Glória, no Rio de Janeiro (RJ), onde mostrarão as tradições, os sabores e a cara de cada estado durante a feira Brasil Rural Contemporâneo. Segundo a organização do evento, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), a expectativa é superar o volume de negócios de R$ 9 milhões da sua última edição no Rio, em 2009, alcançando agora R$ 15 milhões. O público em 2009 foi de 120 mil.
Esta oitava edição da principal feira da Agricultura Familiar e Reforma Agrária oferece um Espaço Gastronômico, com os pratos e bebidas típicos de cada região do País. Na Praça da Sociobiodiversidade, estarão à mostra artigos de artesanato, comidas e cosméticos de matérias-primas da biodiversidade e bioma da Caatinga, Cerrado, Amazônia, Mata Atlântica, Pampa e Pantanal. E o estande do Talentos do Brasil Moda traz acessórios e roupas produzidas por artesãos rurais de 12 estados do Brasil.
A produção feminina tem destaque no espaço Organização Produtiva das Mulheres, voltado para mostrar o potencial das agricultoras rurais brasileiras. Haverá também a Praça dos Povos e Comunidades Tradicionais, que apresentará 15 estandes com produtos quilombolas, indígenas, ribeirinhos, extrativistas e pescadores artesanais. A alimentação saudável e ecologicamente correta é o tema da Praça dos Orgânicos, que disseminará a produção de alimentos sem riscos aos recursos naturais. Há ainda a Casa do Incra, que mostrará ao público as atividades desenvolvidas com os assentamentos da reforma agrária. E, para apreciadores, haverá a Praça da Cachaça.
Além da arena para espetáculos musicais, uma opção de lazer é o Espaço Brincante, onde as crianças terão à disposição uma programação diversificada com um parque infantil e livros e gibis do programa Arca das Letras. No espaço, o público infantil também terá a chance de conhecer a história de Chico Mendes, seringueiro do Acre morto há 25 anos, que lutou pela preservação da Floresta Amazônica.
Campanha valoriza orgânicos
Durante a abertura da Feira, será lançada a campanha Brasil Orgânico e Sustentável, com o objetivo de ampliar a produção e o consumo consciente de produtos com os selos de orgânicos, da agricultura familiar, do comércio justo e solidário e com indicação geográfica. Como parte dela, o MDA pretende levar esses produtos à Copa do Mundo de 2014. A ideia é vender alimentos, bebidas, cosméticos e artesanatos em hotéis, pousadas, bares, restaurantes, supermercados e outros espaços comerciais das cidades brasileiras que receberão os jogos.
Serviço
Os shows serão transmitidos ao vivo para todo o País pela TV NBR e pela internet em
Mais informações, como horários e programação cultural em: www.mda.gov.br/feira
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