José Ricardo defende que Comissão Especial da Aleam debata com a população as propostas de alteração da Constituição


O deputado José Ricardo Wendling (PT) propôs nesta quarta-feira (14) que a Comissão Especial instituída pela Assembleia Legislativa do Estado (Aleam) para revisar a Constituição do Estado debata as propostas de alteração com a sociedade. “Alguns parlamentares falam que essa Comissão só irá fazer adequações da nossa Constituição em relação à Constituição Federal. Mas se for uma revisão, é preciso que esteja contemplada a participação dos diversos segmentos da sociedade”.

E mais: defende que todas as Propostas de Emenda à Constituição (PECs) dos parlamentares da Casa, incluindo as suas, passem por debates com a população. “Proponho que a Comissão organize um processo de participação social. Porque, senão, essa revisão terá legalidade, mas não legitimidade”, declarou o parlamentar.

José Ricardo elencou ainda algumas PECs de sua autoria que mereciam ser discutidas com diversos segmentos: proposta que prevê recursos para a Defesa Civil do Estado agir preventivamente às catástrofes naturais; que o Governo do Estado realize Audiência Pública nos municípios antes de enviar a Lei Orçamentária à Assembleia Legislativa; que define critérios para a escolha de gestores escolares, não mais por indicação política, mas sim por mérito; e que prevê aumento dos valores destinados à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).

“Também proponho que essa Comissão coloque também na Constituição do Estado a proibição de se pagar 14º e 15º salários aos parlamentares, acabando com esse privilégio e dando exemplo ao País”, completou o deputado, que também é autor dessa PEC.

Fonte: Assessoria de Comunicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Origem dos nomes dos países da América do Sul.

Argentina Vem do latim argentum, que significa “prata”. Os colonizadores espanhóis usaram esse nome inspirados no Rio da Prata e nas lendá...