Acessos

terça-feira, 29 de setembro de 2015

SESSÃO ESPECIAL PARA HOMENAGEAR OS IDOSOS


O presidente da Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Legislação Participativa da Assembleia Legislativa do Estado (Aleam), deputado José Ricardo Wendling (PT), irá realizar Sessão Especial em homenagem aos idosos. A solenidade será no próximo dia 1º de outubro, às 10h, no Plenário Ruy Araújo da Casa Legislativa.

A data escolhida para a homenagem foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) a fim de promover a qualificação da vida dos mais velhos, por meio do estímulo à vida saudável e da integração social. São consideradas pessoas idosas as pessoas com mais de 65 anos. A proposta da criação deste dia foi incentivar a manutenção do idoso na construção da dinâmica social, por meio de programas de integração interpessoal.

“Envelhecer não é um processo fácil, muitas vezes causa depressão, desânimo, pois as pessoas vão sentindo que não tem mais valor para o trabalho, para sociedade. É preciso que os idosos sejam tratados com reverência e consideração, por serem mais velhos e por terem mais experiência de vida, até porque todos nós devemos passar por esta fase da vida”, expôs.

No ano de 2003 foi criado o Estatuto do Idoso, que garante que seus direitos sejam respeitados. O regulamento traz várias disposições como: não ficar em filas; não pagar passagem de ônibus coletivo; descontos em atividades de cultura, esporte e lazer; adquirir medicamentos gratuitos nos postos de saúde; vagas de estacionamento; dentre outras, medidas em respeito à fragilidade em que os mesmos se encontram.

Mas, para o parlamentar, passados 12 anos da criação do Estatuto, muitos idosos ainda sofrem para que seus direitos sejam cumpridos. “Por isso, tenho cobrado que o poder público melhore as políticas públicas, principalmente, na ampliação do atendimento na saúde, mais acesso à cultural e ao lazer e mais oportunidade no mercado de trabalho”, disse ele, que já apresentou emendas ao orçamento do Estado e Indicação ao Governo para a construção do Hospital Especializado do Idoso, fruto de reivindicações sociais, como a Pastoral da Pessoa Idosa.

Entre os convidados para a homenagem estão: Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh), Centro de Convivência Magdalena Daou, Casa do Idoso São Vicente de Paulo, Cáritas Arquidiocesana de Manaus, entre outros. 

Fonte: Assessoria de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário