Acessos

sábado, 12 de setembro de 2015

Seminário vai debater o Saneamento Básico de Manaus


Os deputados estaduais José Ricardo Wendling e Sinésio Campos, os vereadores de Manaus Waldemir José da Silva, Professor Bibiano e Rosi Matos, juntamente com a direção municipal do Partido dos Trabalhadores realizarão neste sábado (12/9), às 9h, Seminário saneamento básico: água e esgoto. Este é o quarto do ciclo de debates denominados “Construindo Uma Nova Manaus”.

A exposição será feita pelo coordenador da Frente Nacional pelo Saneamento Ambiental, assessor de Saneamento da Federação Nacional dos Urbanitários (FNU) e membro do Comitê Técnico de Saneamento do Conselho Nacional das Cidades, Edson Aparecido. 

“A falta de saneamento básico tem um reflexo direto na sua saúde e no bem estar da população, mas, infelizmente ainda é um serviço bastante negligenciado pelos governos. É uma área que deveria ter uma atenção prioritária, porque a falta de água devidamente tratada e de esgoto causam várias doenças, que afetam principalmente os mais vulneráveis, as crianças”, ressaltou o deputado José Ricardo.

Em 2014, o Instituto Trata Brasil divulgou o ranking do saneamento básico no País, e Manaus ficou entre os piores índices. O estudo revela que apenas 27,5% da capital tem acesso à rede de tratamento de esgoto, recebendo por isso a nota 0,69 (o máximo é 2,5). O levantamento confirma que 0,20% dos mais de R$ 231,9 milhões que foi arrecadado pelo serviço de água e esgoto em Manaus, foi investido na ampliação da rede na capital.

A pesquisa informa ainda, que Manaus precisaria fazer 330.226 novas ligações de água e 25.019 ligações de esgoto nos próximos 20 anos para alcançar a meta estabelecida pelo instituto. E mais, de toda água consumida pela população manauara, somente 24,33% recebe coleta e tratamento de esgoto. Para fazer o ranking foram avaliados os números do Sistema Nacional de Informação de Saneamento (SNIS).

As primeiras discussões trataram do transporte público e mobilidade urbana, educação, saúde, nos meses de junho, julho e agosto, respectivamente. Ao final de cada seminário, é criado um grupo de trabalho que formulará um projeto sobre o tema abordado. 

SERVIÇO
  • O QUE: Seminário Saneamento Básico: água e esgoto;
  • QUANDO: No próximo sábado (12/9);
  • HORÁRIO: 9h;
  • LOCAL: Cefam (Centro de Formação da Arquidiocese de Manaus);
  • ENDEREÇO: Av. Joaquim Nabuco, 1023, Centro
Fonte: Assessoria de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário