Acessos

terça-feira, 22 de setembro de 2015

Projeto obriga escola pública a ter quadra poliesportiva

  

O deputado José Ricardo Wendling (PT) apresentou hoje um Projeto de Lei que obriga a inclusão de quadras poliesportivas nos projetos de construção das escolas públicas estaduais. O espaço esportivo é normalmente negligenciado nas obras das unidades de ensino, mas assim como as bibliotecas e os laboratórios de informática, é um ambiente fundamental para o desenvolvimento dos estudantes.

A educação física é uma disciplina obrigatória no currículo escolar, pela importância das práticas esportivas, físicas e de lazer no aprendizado, e no estímulo à convivência social, e por colaborar com a autoestima dos jovens. Porém para que o professor de educação física obtenha bons resultados com seus alunos é primordial uma quadra poliesportiva na escola. “É direito de toda escola ter uma quadra de esporte para que os alunos possam fazer atividades físicas, e é mais um instrumento para que os jovens fiquem longe da marginalidade“, expôs o parlamentar.

Num momento em que Manaus figura como a capital brasileira com maior índice de adultos acima do peso no Brasil, priorizar este espaço nas escolas irá contribuir para melhorar a saúde dos manauaras. Segundo a pesquisa da realizada pelo Ministério da Saúde, na capital amazonense cerca de 56% dos adultos estão acima do peso e com alto índice de sedentarismo. O levantamento foi realizado em 2014, e divulgada em abril deste ano.

O projeto prevê ainda que, no caso da necessidade da escola funcionar em prédio alugado, a quadra poliesportiva é uma das condições para contratação com o Poder Público. As escolas que já funcionam em imóveis locados terão um ano para se adequar a Lei. A autorização para o funcionamento das escolas será de competência do Conselho Estadual de Educação.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário