Yaguarê Yamã
(significa “onça que caminha” em tupi), nome civil Francisco Gregório Filho,
é amplamente reconhecido como o maior escritor indígena do Amazonas e
também um dos mais importantes do Brasil. Além disso, é professor,
ilustrador e contador de histórias.
Ele é do povo Maraguá, nascido em 1972, no rio Abacaxis, município de Nova Olinda do Norte, no estado do Amazonas, e tem se destacado por sua produção literária voltada à valorização da cultura, da língua e da espiritualidade indígena.
Nas suas obras aborda mitos amazônicos, sabedoria ancestral, preservação da floresta, infância indígena e identidade cultural. Mistura a tradição oral indígena com a literatura contemporânea brasileira, criando narrativas poéticas e educativas.
Yaguarê Yamã já publicou mais de 40 livros, entre literatura infantil, juvenil e obras de temática indígena. Ele escreve em português e nheengatu, muitas vezes misturando os dois idiomas.
Yaguarê Yamã tem sido uma voz poderosa na defesa dos direitos dos povos indígenas e na promoção da literatura indígena infantojuvenil, sendo traduzido e estudado em várias escolas do Brasil.
Reconhecimento - Foi premiado em diversos concursos literários nacionais. Participa de eventos e feiras de livros no Brasil e no exterior. Suas obras são estudadas em escolas e universidades, pois valorizam a cultura amazônica.
📚
Obras de destaque:
- “O Curupira e o Curumin”
- “A Terra dos Mil Povos”
- “Cobra-Grande, o Bicho da Amazônia”
- “O Sumiço da Noite”
- “Histórias do Povo Maraguá”
- “Uýra e os guardiões da floresta”
- “O pescador de histórias”
- “O curumim que virou gigante”
- “Histórias de índio curumim”
- “Amanhã será outro dia”
- “O homem que virou tatu”

Nenhum comentário:
Postar um comentário