Os líderes mundiais parabenizaram os esforços de todos os envolvidos nas negociações, demonstraram esperança pelo fim definitivo do conflito no Oriente Médio, e alguns demonstraram certa cautela na celebração porque ainda há detalhes por esclarecer.
Reino Unido - O primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, disse que recebeu com satisfação o acordo sobre a primeira fase do plano para Gaza e que este é um momento de alívio profundo. O premiê ressaltou que o acordo deve ser implementado integralmente e sem demora.
Canadá - O governo do Canadá, por meio do Global Affairs Canada — órgão responsável pelas relações diplomáticas e consulares do país —, declarou que saúda o acordo entre Israel e o Hamas para implementar a primeira fase do plano de paz proposto pelo presidente Donald Trump e facilitado pelo Catar, Egito e Turquia.
França - O presidente francês, Emmanuel Macron, declarou positivo ao avanço no acordo entre Israel e o Hamas. O político também elogiou Donald Trump pelos esforços para o cessar-fogo.
União Europeia - A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, saudou o acordo e parabenizou os esforços diplomático de todos os envolvidos e disse que a UE está pronta para ajudar na reconstrução de Gaza.
ONU - O secretário-geral da ONU, António Guterres, elogiou os esforços de Estados Unidos, Catar, Egito e Turquia nas tratativas.
Alemanha - O chanceler alemão, Friedrich Merz, disse que a Alemanha ainda está observando a situação em relação ao acordo de cessar-fogo, mas está confiante de que uma solução será encontrada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário