Acessos

segunda-feira, 30 de abril de 2012

O Bom Pastor - Júlio Lázaro Torma*

"O Senhor é meu pastor,nada me faltará" (Sl 22,1)
 
No último fim de semana em nossas comunidades, nas celebrações da Palavra e da Eucaristia, meditamos sobre a imagem do " Bom Pastor" (Jo 10,11-18).

O Belíssimo discurso ou " Parábola do Bom Pastor", é um tijolo no 6º sinal sobre o cego de nascença e a cegueira dos fariseus.

Onde Jesus no diálogo com os fariseus usa a metáfora do pastor para criticar aqueles que alienam,cegam,enganam o povo.Na Bíblia termo pastor não só é atribuido a criador de ovelhas e cabras, mas também aos que exercem cargos de autoridades político e religioso.

Nas aldeias palestinas na época de Jesus havia um grande piquete ou curral comunitário, que as ovelhas ficavam a noite protegidas de ladrões e lobos.Todos os pastores das aldeias levavam para lá o seu rebanho.Um porteiro cuidava a noite.

No dia seguinte o pastor chamava as suas ovelhas e estás o seguiam em busca de pastagem, mas elas não se mexiam se não escutassem a voz do pastor.

Corriam o perigo de assalto.Ladrões entravam pelo atalho e derrubavam os muro de pedras e roubavam as ovelhas, não entravam pela porta.

Para os fariseus, uma categoria mal vista são os pastores, gente a ser temida e, portanto,conservada á distancia.Tida como ladrões, por ficarem muito tempo fora iam " roubar" as propriedades.

A eles é negada a possibilidade de penitência e perdão dos pecados.Jesus assim como o salmista escandaliza os piedosos fariseus ao declarar" Eu sou o bom pastor" e no salmo o salmista Davi canta: "O Senhor é meu pastor" ( Sl 22,1), como " Deus é pastor? ", pensavam.

Na metáfora Jesus, fala do Bom Pastor e do mercenário, assim como o profeta Ezequiel fala dos maus pastores ( Ez 34,1-31), que não cuidam do rebanho, mas sim de seus interesses pessoais.

O mercenário e o mal pastor, são aqueles que abandonam o povo e o deixam, como " ovelhas sem pastor" ( Mc 6,34).Eles não estão preocupados com o bem estar do povo e nem cuidam das suas feridas e negligenciam todo o cuidado com o povo, mas buscam o seu próprio interesse e o salário que vão receber no fim da jornada, pois em vez de " pastoreá-las, só têm procurado se fartar eles próprios" (Ez 34,9).

Diante do perigo, o mercenário foge pois não tem a mínima responsabilidade pelo cuidado do rebanho. Enquanto o bom pastor, conhece as suas ovelhas, as suas necessidades e as cuida, não deixando, como diz o canto:" Senhor é meu pastor não me falta coisa alguma", e é capaz diante de qualquer perigo dar a sua própria vida para defender e salvar o seu rebanho,das garras dos malfeitores.

O Bom Pastor deve ser o modelo de todo aquele que almeja algum cargo público político ou religioso (bispos, presbíteros,pastores e agentes de pastorais), buscar bem do povo e dar a sua vida e buscar, " Eu vim para que todos tenham vida em abundância", este deve ser o nosso critério.

Nas catacumbas de Santa Priscila em Roma á um afresco de Jesus Bom Pastor, pintado pelos cristãos do século III.
_______
* Membro da Equipe da Pastoral Operária da Arquidiocese de Pelotas ( RS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário