José Ricardo defende 15% de reajuste para os Professores

O deputado José Ricardo, autor da única emenda ao Projeto de Lei 058/2012, que autoriza um reajuste de 6% aos trabalhadores da educação, ligados a secretaria estadual de educação. Segundo o deputado, ele recebeu em seu gabinete a manifestação do Movimento dos Trabalhadores em Educação do Estado do Amazonas (MOVTE) e do Movimento de Luta dos Professores de Manaus – MLPM que defendem o aumento de 15% e que acusam o Sindicato dos Professores de não debater com a categoria o assunto.

Segundo os professores, o Governador do Amazonas, esta somente repassando o as perdas dos profissionais da educação, definidos pelo IPCA o que não representa ganhos reais à categoria e sim reposição das perdas salariais geradas pela inflação.

Ainda segundo os professores, outras categorias, tiveram seus salários reajustados em percentuais acima da inflação, ou seja, com ganhos reais. Podemos citar o reajuste salarial da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e dos Servidores da Polícia Civil do Estado do Amazonas, aprovados dia 14 de março de 2012, por esta casa.

O reajuste para PMs e bombeiros foi de 11,3% mais reajuste da data base da categoria mais de 6% de reposição, fazendo um total de aproximadamente 17% só para este ano. Além disso, terão reajuste gradativo nos próximos cinco anos (até 2016) de 22,6%, fora o reajuste anual negociado na data base, durante esse período.

Os Servidores da Polícia Civil tiveram reajuste de 6,8% (ganhos acima da inflação) mais aumento gradativo de 19,2% até 2015 (Lei Nº 3.722, de 19 de Março de 2012). Os professores reclamam da proposta aceita pelo Sindicato da Categoria sem discussão com a base e questionam por que esta diferença entre as categorias..

De acordo com o parlamentar, o orçamento para educação em 2012 cresceu 15% e que por tanto, é possivel atender a reivindicam reajuste de 15%. Ele pediu ainda que a Comissão de Educação da ALEAM discuta com os professores as propostas de reajuste.”Se os professores estão insatisfeitos com o reajuste e com o sindicato, acredito que a comissão de educação pode ajudar no sentido de ouvir a todos na busca da melhor proposta salarial para os professores’ argumentou o parlamentar.
Fonte: Assessoria de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Câmara aprova projeto que amplia número de deputados federais de 513 para 531.

Vagas aumentam para Amazonas, Ceará, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraná, Rio Grande do Norte e Santa Catarina; texto vai ao Sena...