sexta-feira, 16 de setembro de 2016

TV Itacoatiara/ Rede Amazônica boicota pleito eleitoral?


Itacoatiara - AM: Uma das três maiores cidades do Amazonas, vive uma situação inusitada. É o único lugar do Brasil em que os eleitores têm menos informação de uma eleição para outra. Isto porque, a TV Itacoatiara, da Rede Amazônica, uma concessão pública - diga-se de passagem, resolveu não transmitir os programas eleitorais obrigatórios e gratuitos. E o mais curioso: alegando incapacidade técnica.

A emissora esteve presente na audiência pública do dia 19/8/16, realizada pelo Juízo Eleitoral da 3a Zona de Itacoatiara, do TRE Amazonas. Foi a única a não assinar a ata da reunião realizada. Seria algo premeditado?

Em 2012 a mesma emissora participou de audiência similar e não só assinou como gerou a transmissão dos programas eleitorais. Seria o primeiro caso de emissora que regride ao longo do tempo. A alegação: incapacidade de gerar, pois a mesma seria apenas retransmissora. Com esse frágil argumento, a Rede Amazônica entrou com um Mandado de Segurança contra o Juiz Eleitoral, Dr. Jorge Hamilton Barroso, pedindo a suspensão dos programas eleitorais obrigatórios, mesmo depois de já haver transmitido três programas dos candidatos a prefeito e suas inserções.

Ora, o que dizer então dos 660 mil reais recebidos pela emissora, pagos pela prefeitura para sua propaganda institucional, nos últimos anos. São quase 200 mil por ano para apenas retransmitir? Não houve uma propaganda oficial gerada a partir da cidade? A que corresponde estes valores então?

E sabe o que mais? O Dr. Abraham Campos Filho, juiz do TRE, deu provimento ao pedido do Mandado de Segurança, decretando a incapacidade da emissora e a falta de informação ao eleitorado de Itacoatiara, suspendendo os programas

Resta saber porque a emissora regrediu tecnicamente, o que ela veiculou para fazer jus ao pagamento de mais de 660 mil nos últimos quatro anos e qual o verdadeiro interesse por trás deste desserviço.

Outro fato muito comentado na cidade é a não realização do tradicional debate entre os candidatos a Prefeito, feito esse transmitido pela Rádio Difusora/CBN. A razão para a não realização do debate: motivo de "Força Maior".

Ao procurarmos alguns moradores, eles alegam que: "todos sabem aqui que o atual prefeito, Mamoud Amed, nunca comparece aos debates. Ele falta todos!!! Todo mundo sabe..."

Para quem teve a propaganda institucional paga e transmitida ao longo de mais de três anos, sem qualquer contestação, certamente não sentirá a ausência do programa eleitoral obrigatório, mas seus adversários sim.

Na verdade, ao que tudo indica, parece que o atual gestor não gosta de debater nada mesmo, inclusive não tem muito traquejo diante da telinha.

Ele gosta mesmo é de resolver "as coisas" nos últimos dias, no "apagar das luzes".

Mas, ao que tudo indica, dessa vez será diferente. Tem muita gente de olho em suas ações. É esperar para ver os próximos capítulos…

Fonte: http://blogdopavulo.blogspot.com.br/2016/09/tv-itacoatiara-da-rede-amazonica.html?m=1