Acessos

sexta-feira, 9 de setembro de 2016

EUA e Rússia anunciam acordo para cessar-fogo na Síria.

O secretário de Estado americano, John Kerry, e o ministro russo das Relações Exteriores, Sergey Lavrov, anunciam acordo sobre a Síria em Genebra, na Suíça, na sexta (9) (Foto: Fabrice Cofrini/AFP)

EUA e Rússia chegaram a um acordo sobre a guerra na Síria. O secretário de Estado americano, John Kerry, e o ministro russo das Relações Exteriores, Sergey Lavrov, fizeram o anúncio em uma entrevista coletiva nesta sexta (9), após mais uma rodada de reuniões em Genebra, na Suíça.

Segundo Kerry, os dois países convocam rebeldes e aliados do governo síria que lutam no país a cessar fogo a partir do pôr-do-sol do dia 12 de setembro.

Sete dias após o início do cessar-fogo, Rússia e EUA irão estabelecer um grupo que coordenará uma ação conjunta para combater o Estado Islâmico e a Frente Al-Nusra.

A ação inclui acessar todas as áreas cercadas, incluindo Aleppo. Ex-capital econômica do país, Aleppo é um dos bastiões da rebelião para derrubar o presidente Bashar al-Assad, cujas forças têm o apoio terrestre de milícias xiitas de países vizinhos e o apoio aéreo da Rússia. Ainda de acordo com o secretário, grupos serão autorizados a levar ajuda humanitária à cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário