
Às 17h desta sexta-feira (14), o deputado José Ricardo Wendling (PT) homenageia a Ir. Maria Alzira Fritzen com a Medalha de Ordem do Mérito Legislativo, religiosa que há 30 anos atua nos movimentos sociais, garantindo os direitos dos cidadãos. A solenidade é promovida pela Assembleia Legislativa do Estado (Aleam) há mais de dez anos, por indicação dos 24 parlamentares, e destaca cidadãos que desempenharam papel relevante na sociedade amazonense ao longo de 2012.
Para o deputado, essa homenagem justifica-se pelas três décadas cuidando dos mais pobres no Estado do Amazonas. “E por meio dela, também estamos homenageando todas as pessoas que atuam nessa área social, fazendo o bem aos que mais necessitam”.
Vice-presidente da Congregação de Nossa Senhora – Cônegas de Santo Agostinho no Brasil, Ir. Alzira nasceu na cidade de Piedade (RS) no dia 25 de janeiro de 1943. Por alguns anos, dedicou-se ao povo nordestino nas Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) e rurais e no Movimento Amigos da Criança, vivendo em Tacaratú, no sertão pernambucano.
Em 1982, a pedido da Congregação, veio trabalhar no Amazonas para ajudar na formação e se engajar nos movimentos sociais. Ao longo desses anos, contribuiu em diversas instituições e entidades, dentre elas: Conselho Indigenista Missionário; Comissão Pastoral da Terra; Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional; Centro de Defesa dos Direitos Humanos; e Comissão do Solo Urbano, ajudando os mais necessitados a formar comunidades na periferia de Manaus, como os bairros da Paz, Zumbi 1 e 2 , Terra Nova, Novo Israel, Monte das Oliveiras e Monte Pascal.
Além disso, Ir. Alzira participou de lutas com a população nos bairros, informando sobre seus direitos e viabilizando os caminhos por onde concretizá-los. Dentre as vitórias, conseguiu água potável de poço artesiano em duas comunidades no Projeto Água para a Vida. Atualmente, participa do Movimento dos Objetivos do Desenvolvimento do Milênio “Nós Podemos Amazonas” e do Grupo da Pastorinha, que ajuda a população a não perder sua riqueza cultural.
E mais: participa da Conferência dos Religiosos do Brasil e colabora na formação de agentes de pastoral na Escola Sócio Política e na Leitura Popular da Bíblia. Preocupada com a questão ambiental, a religiosa ainda promove oficinas de reaproveitamento do lixo em material reciclado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário