"Vocês vão ter que me engolir" - Armando Clovis*

Armando Clovis

A frase que dá título a este artigo não é inédita. Foi proferida por Mário Lobo Zagalo em tom de desabafo, quando a seleção brasileira de futebol ganhou da boliviana em 1997 e,sob seu comando, conquistou a Copa América, apesar de toda crítica de nossa velha mídia esportiva. Pego emprestado a frase do velho Lobo para analisar os noticiários dos últimos dias, em torno da pessoa do ex-presidente da República: Luiz Inácio Lula da Silva, que vem sendo bombardeado sistematicamente pela grande imprensa.
 
O próprio velho Lobo depois comentaria: “foi uma vitória daquele que ama o Brasil, não daqueles que repudiam”. Guardada as devidas proporções e o contexto, tenho a impressão que este comentário serve para refletir sobre o momento atual. Enquanto o ex-presidente Lula é reverenciado mundo afora por grandes líderes mundiais, como ocorreu na Índia e, mais recentemente, na França e Espanha, aqui o aparato midiático, a serviço de uma elite ultrapassada, teima em achincalhar a pessoa do ex-presidente.

É uma elite que quando esteve à frente do comando do estado brasileiro desprezava os interesses nacionais, se colocando como subserviente dos grandes centros econômicos. Concepção esta revertida com a chegada do ex-metalúrgico ao comando da nação que colocou o Brasil em outro patamar no contexto internacional, e isso é fato.

Apesar de toda artilharia midiática, voltada contra a figura do ex-presidente, o povo brasileiro não se deixa enganar e reconhece quem realmente fez algo para melhorar sua vida. A última pesquisa do insuspeito Instituto Datafolha sobre sucessão presidencial revela que se a eleição fosse hoje Dilma e Lula seriam imbatíveis. Num dos cenários, projetado pela pesquisa, em que Lula seria candidato, este aparece com 56% de preferência, liquidando a fatura no primeiro turno. Provavelmente muitas águas hão de rolar por debaixo da ponte até 2014, mas, apesar do forte ataque dos últimos meses, o ex-presidente mantém-se com grande potencial eleitoral.

No segundo turno da eleição presidencial de 1989 o ex-governador Leonel de Moura Brizola declarou apoio a Lula afirmando que era preciso engolir o “sapo barbudo”. Evidentemente, tal afirmação nos dias de hoje seria descabida; no mínimo, poderia caber um sapo de bigode. No entanto, dado a agressividade da direita conservadora, contando com o aparato midiático para sustentá-la, ainda assim, Lula continua contando com forte apoio popular, conforme as pesquisas de opinião pública. A frase do Velho Lobo Zagalo seria mais apropriada: “Vocês vão ter que me engolir”.

*Armando Clovis é Economista

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ASPECTOS FÍSICOS E GEOGRÁFICOS DE ITACOATIARA.

Xântipe: a esposa de Sócrates.

Calendário Gregoriano.