![]() |
| José Ricardo Wendling (PT) |
O deputado estadual José Ricardo Wendling (PT) comentou na Sessão Plenária desta quinta-feira (13), na Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM), sobre os dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de que Manaus se mantém como o 6º maior PIB do ranking nacional. O Produto Interno Bruto (PIB) representa a soma de bens e serviços produzidos numa determinada região, permitindo a análise, dentre outros aspectos, da concentração econômica no País. Em Manaus, o PIB, segundo o IBGE, é de R$ 48, 5 milhões.
Segundo o parlamentar, os dados revelam concentração de geração de renda e de desenvolvimento na capital. “A grande observação sobre este dado é que ele não traduz a realidade. Há uma grande concentração da atividade econômica, da geração de riqueza na capital e um grande vazio econômico no interior. O PIB de Manaus representa 83.1% do PIB de todo o Estado. Isso significa que os municípios do interior estão praticamente fora das atividades produtivas, não geram renda e oportunidade para sua população”, analisou.
Na observação do parlamentar, a concentração do PIB na capital sinaliza que o planejamento do Governo do Estado precisa ter um olhar mais voltado para o interior. “Nós não sabemos com clareza o que é que o governo tem planejado para o Estado nas ações de médio e longo prazo. Se o governo não utilizar dados como este e para ser um instrumento de planejamento, de definição de prioridade, nós vamos continuar com esta triste realidade, onde Manaus, uma cidade que não para de crescer, continua atraindo pessoas do interior porque lá não tem condições de vida, não tem a faculdade, não tem trabalho, não tem atendimento de Saúde, não tem Segurança”.
Fonte: Diretoria de Comunicação

Nenhum comentário:
Postar um comentário