![]() |
Como todos sabem, participei do primeiro turno das eleições apoiando candidatos a prefeitos e vereadores do meu partido na capital e do interior do Estado. Não me envolvi na eleição da capital por questões que não cabe aqui relatar. No entanto, como parlamentar federal e como cidadão, durante todo esse processo fiz várias intervenções no sentido de dar a minha contribuição ao debate sobre como podemos melhorar a vida da população de Manaus.
Na capital das águas, falta água de qualidade em grande parte dos lares de Manaus. O transporte coletivo é deficiente e os governantes e vereadores acreditam que a solução e colocar ônibus novos nas linhas, sem se preocupar com o gerenciamento do sistema. O trânsito é caótico, principalmente por conta de Manaus ter crescido sem o menor planejamento. No entanto, dos 38 vereadores de Manaus, apenas um trabalhou e se preocupou com esses temas em seu mandato.
Nos debates entre os prefeituráveis, os problemas estruturais de Manaus foram discutidos de maneira superficial. Por exemplo, não se tratou do déficit ambiental de Manaus, com esgotos correndo a céu aberto e quase sem nenhum tratamento. Não se discutiu com profundidade a solução do problema de abastecimento de água, dos transportes coletivos, da segurança pública, da saúde, da educação, entre tantos outros temas importantes.
Não vi, por parte dos candidatos a prefeitos no 1º. Turno das eleições o que se fará com os grandes problemas enfrentados pela cidade de Manaus. Espero que no segundo turno isso seja tratado com maior profundidade e objetividade.
Talvez por não ter visto o aprofundamento dos debates sobre os problemas que afligem os cidadãos de Manaus, tenha votado sem motivação, sem entusiasmo. Mas como cidadão eu votei. Mas quero deixar claro que, numa cidade com tantos problemas a resolver, o ovo não pode ser o protagonista principal de uma eleição.
* Deputado Federal pelo PT-Am.
(Publicado no Jornal Dez Minutos).
Nenhum comentário:
Postar um comentário