Acessos

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Fato mais importante desta eleição é a volta do PT pela 3ª vez à Prefeitura de São Paulo

Fernando Haddad e Nádia
A vitória petista em São Paulo é o fato mais importante dessa eleição, encerrada com o 2º turno ontem. O partido venceu por consagradora maioria. Fernando Haddad elegeu-se com 3.387.720 votos (55,57% dos votos válidos), uma vantagem de quase 700 mil sobre os 2.708.768 votos (44,43%) obtidos pelo candidato tucano José Serra.

Pela terceira vez desde a redemocratização, em 1985, o PT volta a comandar a maior cidade brasileira, o maior orçamento municipal (cerca de RS 41 bi) e o 6º maior orçamento do país. As duas outras gestões do PT na capital paulista foram presididas pelas prefeitas Luiza Erundina (1989-1992) e Marta Suplicy (2001-2004). Agora, em aliança com o PC do B e o PSB, mais o apoio do PMDB no 2º turno, o PT volta a governar a cidade mais populosa do país.

Como afirmou o prefeito eleito, Fernando Haddad, é uma vitória dos presidentes Lula e Dilma Rousseff, do PT e da sua militância, que mais uma vez provou que é de luta e o que de mais valioso o partido dispõe, tanto para sua atuação cotidiana quanto para disputar eleições e governar.

Vitória torna o PT responsável por desafio extraordinário


Mas o desafio é extraordinário. Um dos principais destes, também destacado pelo novo prefeito Haddad: "erradicar a pobreza, diminuir a grande desigualdade existente e derrubar o muro da vergonha que separa a cidade rica da cidade pobre".

Este é realmente o principal desafio, já que a metrópole paulistana exige mudanças não apenas na gestão, mas no rumo social, econômico, politico e cultural da cidade para derrubar o muro mencionado pelo prefeito petista que assume dia 1º de janeiro.

É um desafio que exigirá repensar a cidade, seus espaços e mobilidade, seus serviços públicos, sua gestão, as relações entre os poderes, entre o governo e a sociedade, a participação popular e cidadã.

Boa sorte Haddad!

Nenhum comentário:

Postar um comentário