Acessos

terça-feira, 29 de maio de 2012

Parlamentares manifestam apoio à greve dos docentes da Ufam




Parlamentares das esferas municipal, estadual e federal manifestaram, sexta-feira (25), apoio à greve dos professores da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Durante a reunião do Comando Local de Greve (CLG), na sede da Associação dos Docentes da Ufam (Adua), os políticos criticaram o descaso do governo brasileiro com a educação pública e prometeram fazer um pronunciamento sobre o assunto em suas respectivas casas legislativas, na próxima semana.

Para o deputado federal Francisco Praciano (PT/AM), a greve dos docentes tem, nesse momento, uma função importante para o futuro da educação no país. “Essa greve objetiva tratar de uma coisa seríssima, fundamental e imprescindível para a qualidade do ensino que é a valorização do professor, por meio de um plano de cargos, carreira e salário, além de melhores condições de trabalho. Por isso, o movimento não prejudica o estudante, mas promove, a médio e longo prazos, a educação”, avaliou.

Mesmo sendo petista, o parlamentar firmou o compromisso de pressionar o governo, usando a tribuna da Câmara dos Deputados, para buscar soluções à pauta de luta dos docentes. “Todos os espaços que tivermos, vamos usá-los para dar o nosso recado em favor da greve e buscar soluções para as reivindicações dos professores”, assegurou.

Da mesma forma, o deputado estadual José Ricardo (PT/AM), presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), prometeu encaminhar à Comissão de Educação e Cultura da casa a proposta de uma audiência pública sobre a greve dos docentes da Ufam. “Essa é uma luta justa e trata não somente de garantir o direito do profissional, mas também pensar a qualidade da educação. Por isso, estou aqui prestando o meu apoio e solidariedade à causa”, disse.

A ideia, segundo o parlamentar, é convocar o CLG, além de outros professores, técnicos administrativos em educação e alunos, para explicar à sociedade os motivos da paralisação, razões que o próprio deputado já conhece. “É importante a mobilização dos profissionais da educação de nível superior da nossa Universidade, em sintonia com todo o Brasil. Quando se conhece os motivos da greve, como o nível salarial extremamente defasado, falta de professores para ministrar algumas disciplinas, em alguns cursos, infraestrutura inadequada, entre outros problemas”, ressaltou.

“A greve dos professores é uma luta em defesa da universidade pública e de qualidade, portanto é uma luta de toda a sociedade”, endossou o vereador Waldemir José (PT/AM). O parlamentar também se comprometeu a fazer um pronunciamento em defesa dos docentes na próxima sessão da Câmara Municipal de Manaus (CMM), com intuito de promover um debate na casa sobre o assunto. “A minha proposta é garantir a fala aos professores, técnicos e alunos, para que manifestem os seus clamores e a sua luta”.

 
O pronunciamento dos parlamentares em suas respectivas casas legislativas foi uma proposta do CLG, que também exigiu do deputado federal a reunião da bancada amazonense na Câmara dos Deputados para se solidarizar com a greve das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes), além da visita ao Comando Nacional de Greve (CNG), colocando-se à disposição para ajudar nas negociações. Em âmbito local, o CLG solicitou a realização de audiências sobre a greve na Ufam.

“Essa é uma luta dura e que vai exigir o máximo de força para dobrar a intransigência do governo Dilma. Nesse sentido, o apoio parlamentar é importante e pode contribuir muito desde que a categoria esteja organizada e mobilizada para o enfrentamento”, conclui o presidente da Adua, Antônio Neto.

Fonte: Adua

Nenhum comentário:

Postar um comentário