Acessos

terça-feira, 29 de maio de 2012

O POVO NAS RUAS - Francisco Praciano*



Dentre as manifestações ocorridas em várias cidades do país, nos últimos dois anos - como as que pediam a legalização da maconha ou o fim da construção da usina hidrelétrica de Belo Monte - a de maior envergadura talvez tenha sido a “Marcha Contra a Corrupção”, que reuniu 25 mil pessoas em Brasília no feriado do último 7 de Setembro. No entanto, apesar do pico que alcançaram, todos esses protestos que recentemente levaram milhares de brasileiros às ruas começaram a minguar.

Em um artigo publicado na Internet pelo Portal R-7, no final do ano passado, alguns cientistas políticos procuravam dar explicações para esse fato. Para alguns desses estudiosos ouvidos pelo Portal, o esvaziamento dos protestos é consequência da inclusão social e do aumento da classe média ocorridos nos últimos 15 anos nos governos de FHC e Lula. Nas palavras de um desses cientistas políticos, “o brasileiro é conservador e a possibilidade inédita de comprar carro e aparelhos eletroeletrônicos só vai aumentar sua aversão às manifestações populares”. Outro cientista político afirma que “o problema é que o brasileiro não tem, mesmo, cultura de engajamento”, enquanto para um terceiro essa apatia do brasileiro está relacionada ao “aparelhamento” das entidades dos movimentos sociais (sindicatos e entidades estudantis, por exemplo) nos últimos 30 anos, ou seja, da transformação dessas entidades em meros braços dos governos.

Peço que você, prezado leitor, tire suas próprias conclusões sobre o que foi dito e aproveito a oportunidade para informar que uma importante tribuna popular criada no final da década de 70 por professores, políticos sérios, intelectuais e jovens está de volta às praças de Manaus. Trata-se do “Projeto Jaraqui”, um fórum de discussão que se reúne nas manhãs dos sábados na Praça Heliodoro Balbi e que permite a participação de todos os presentes na discussão dos principais problemas da cidade e do cotidiano do cidadão. No próximo artigo, falarei sobre a importância do “Projeto Jaraqui”.
 
* Deputado Federal (PT-Am). Artigo publicado no Jornal Dez Minutos em 29 de maio de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário