Durante FST, Dilma antecipa postura do governo na Rio+20

Em visita ao Fórum Social Temático (FST), em Porto Alegre, a presidenta Dilma Rousseff defendeu unir “aceleração da economia” e “sustentabilidade”. Assim, antecipou a postura do governo de adequação às propostas da Rio+20.

A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável ganhou destaque no discurso da presidenta. Ela falou para um público de cerca 4 mil pessoas na noite desta quinta-feira (26), no ginásio Gigantinho.

Ao saldar os participantes do Fórum, lembrou que "Porto Alegre virou referência" para pessoas que “não sucumbiram ao pensamento único” e não acreditaram no “fim da história”, recordando o inicio do Fórum Social Mundial (FSM), em 2001.

A presidenta fez uma análise sobre o aprofundamento da crise capitalista. Dilma afirmou que as conseqüências desta realidade “no mundo desenvolvido” têm sido “nefastas”. E criticou as medidas de austeridade econômica adotadas na Europa por gerarem desigualdade social, inclusive um massivo desemprego entre jovens.

Afirmou que, em meio a esta situação, o Brasil e parte da América latina “crescem enquanto outros países estão estagnados”. Dilma disse que o governo defenderá na Rio+20 um desenvolvimento que inclua três esferas: a econômica, a social e a ambiental.

No entanto, a presidenta não chegou a citar a Cúpula dos Povos, que será paralela a da ONU. O encontro alternativo criticará a “economia verde” por não questionar os modelos de produção e consumo capitalistas. Também se colocará crítico ao mercado de carbono, política defendida pela Rio+20.

Ainda que recebida com aplausos pela grande maioria dos presentes na atividade "Diálogos entre sociedade civil e o governo", a presidenta não se livrou das críticas no FST. Parte do público questionou a política ambiental do país gritando “Veta Dilma”, em referência ao projeto de lei que tramita em Brasília sobre mudanças no Código Florestal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Origem dos nomes dos países da América do Sul.

Argentina Vem do latim argentum, que significa “prata”. Os colonizadores espanhóis usaram esse nome inspirados no Rio da Prata e nas lendá...