A Mesa Diretora da Câmara dos Deputados rejeitou a indicação do deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) para o posto de líder da Minoria. O despacho foi publicado em edição extra do Diário da Câmara nesta terça-feira (23), e marca o desfecho de uma movimentação política que vinha sendo articulada desde a semana anterior.
A decisão leva a assinatura do presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), e baseia-se em parecer técnico elaborado pela Secretaria-Geral da Mesa, que avaliou tanto aspectos regimentais quanto a situação fática do parlamentar.
O pedido para que Eduardo fosse alçado ao cargo partiu da Liderança do PL em 16 de setembro, por meio do Ofício nº 420/2025, subscrito pelo então líder da legenda, deputado Sóstenes Cavalcante. O documento solicitava expressamente a designação de Eduardo Bolsonaro para a função de líder da Minoria, posição estratégica que dá acesso a prerrogativas como participar do Colégio de Líderes, orientar votações e dispor de tempo adicional em plenário. A manobra foi interpretada nos bastidores como uma tentativa de blindar Eduardo das consequências regimentais de suas sucessivas ausências.
No entanto, Motta indeferiu a solicitação de forma categórica. O despacho da Presidência foi conciso e direto: “Indefiro, nos termos do Parecer da Secretaria-Geral da Mesa da Câmara dos Deputados de 22/09/2025. Publique-se. Arquive-se.”
Fonte: https://iclnoticias.com.br/camara-rejeita-eduardo-bolsonaro-lider-minoria/
Nenhum comentário:
Postar um comentário