CONHEÇA O INVENTOU DO QR CODE.




Um código QR, abreviação de código de resposta rápida , é um tipo de código de barras de matriz bidimensional inventado em 1994 por Masahiro Hara da empresa japonesa Denso Wave para etiquetar peças de automóveis.

A empresa automotiva japonesa Denso Wave foi uma das muitas a enfrentar dificuldades com o sistema de código UPC padrão. Devido à capacidade limitada de armazenamento dos códigos de barras, a Denso Wave precisava aplicar até 10 códigos de barras em um único produto apenas para rastrear e comunicar as informações corretamente. Além disso, como os códigos de barras precisam ser escaneados em uma única direção, a empresa enfrentava problemas de produção quando seus scanners não conseguiam ler os códigos de barras em peças automotivas de diversos formatos e tamanhos. A empresa enfrentava dificuldades para cumprir prazos simplesmente porque os códigos de barras atrasavam a produção.

Em 1994, um funcionário da Denso Wave chamado Masahiro Hara teve a ideia dos códigos QR enquanto jogava Go (jogo detabuleiro oriental). Se você nunca jogou Go antes, ele consiste em uma grade de 19×19 com pedras pretas e brancas dispostas por toda parte. Uma olhada rápida no tabuleiro de Go fará você perceber a conexão entre os QRs. Hara percebeu que um sistema de grade poderia conter muito mais informações em um único código e também poderia ser lido de várias direções, ângulos e distâncias — acelerando assim os tempos de produção. Hara e sua equipe da Denso Wave concretizaram sua visão com sucesso e desenvolveram o QR Code (Código de Resposta Rápida).

Em uma jogada estratégica, a Denso Wave disponibilizou gratuitamente a tecnologia de QR Code ao público, mas vendeu a tecnologia de scanner para lê-los. Hara e a Denso Wave previram o futuro dos QR Codes em outros ambientes industriais, mas não previram sua popularidade entre pequenas empresas e pessoas comuns.

Tudo mudou quando os celulares passaram a ter câmeras, pois a câmera é a tecnologia perfeita para ler códigos QR. Em 2002, a Sharp lançou o primeiro celular com leitor de QR Code, e as concorrentes seguiram o exemplo. Com o tempo, todos que possuíam um smartphone passaram a ter um leitor de QR Code no bolso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Direita tenta desfigurar isenção do IR e blindar os ricos

Na véspera da votação do projeto que amplia a faixa de isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil por mês, o setor agro inten...